O Junho Ambiental 2025 começa no dia 4 de junho com o Fórum Ambiental no Casarão do Saber e da Inovação. Desde o início da programação, organizada pela Prefeitura de São José do Norte, por meio da SMMA e do COMADES, o foco está na ampliação do debate sobre sustentabilidade e no fortalecimento das políticas ambientais locais. A princípio, o evento contará com palestras do Prof. Dr. Eder Bayer Maier (PPGEO/FURG) e da PATRAM, abordando temas como mudanças climáticas, prevenção de desastres e legislação ambiental. Ao mesmo tempo, haverá espaço para esclarecimentos e participação ativa da comunidade.
Mutirão de limpeza do Junho Ambiental reforça o cuidado com áreas naturais
Em 5 de junho, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorre um mutirão na REVIS Molhe Leste. Nessa data, a ação do Junho Ambiental mobiliza servidores, voluntários e instituições com o intuito de preservar as áreas de biodiversidade. Dessa forma, a atividade reforça o compromisso do Junho Ambiental 2025 com a proteção dos ecossistemas costeiros e a conscientização sobre o descarte correto de resíduos.
Blitz e ações escolares ampliam o alcance das práticas ambientais no Junho Ambiental
No dia 10, motoristas serão abordados em uma Blitz Ambiental, que contará com a entrega de lixocares e orientações sobre o descarte correto de resíduos. Além disso, a atividade do Junho Ambiental 2025 destaca o papel da fiscalização no incentivo a boas práticas ambientais. Em seguida, entre os dias 16 e 20, as ações se concentram na Escola JDC, com o plantio de árvores frutíferas. Como resultado, busca-se criar um pomar educativo, estimulando alunos e professores a cuidarem do meio ambiente de forma prática e cotidiana.
Educação climática: entenda o papel dos professores na conscientização ambiental
Brasil fortalece compromisso com o crescimento sustentável e recebe WCEF 2025
Mutirão expõe redução do lixo e anima comunidade do Canal da Barra em Florianópolis
União de voluntários realiza a maior faxina solidária do RS
Após queimadas, comunidade faz mutirão para restaurar floresta
Evento de encerramento celebra cultura e sustentabilidade
A programação do Junho Ambiental 2025 termina no dia 25, no Largo da Praça da Matriz. O evento reunirá escolas, artistas e comunidade em um dia de cultura e consciência ecológica. Além disso, oficinas e exposições reforçarão a conexão entre arte, educação e preservação. O encerramento coroa um mês de mobilização por um município mais verde e participativo. O Junho Ambiental 2025 dá continuidade a uma tradição já consolidada no município. Em edições anteriores, como em 2021, mesmo com restrições impostas pela pandemia, foram realizadas ações de limpeza em áreas naturais, como o Molhe Leste, envolvendo secretarias municipais e reforçando a importância da conservação dos espaços públicos.
Assista ao vídeo do mutirão ambiental de 2021: