O Instituto PROA está disponibilizando mil vagas sem custos para jovens residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco e Pará. A capacitação gratuita é voltada para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições, que estão abertas até 31 de julho, podem ser feitas através do site oficial do Instituto PROA. Para se inscrever, os candidatos devem passar por um teste de língua portuguesa, matemática e análise de perfil.
Após a aprovação no processo seletivo, os candidatos precisam preencher seus dados pessoais e realizar a matrícula no curso, que terá início em 2 de setembro. As aulas abrangem temas como autoconhecimento, raciocínio lógico e comunicação. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Segundo Leticia Nunes, Supervisora de Empregabilidade do Instituto PROA, aproximadamente 85% dos jovens conseguem emprego após finalizar o curso.
Detalhes da capacitação gratuita: dois eixos principais
Curso plataforma PROA
Público-alvo: jovens de 17 a 22 anos que desejam conquistar um trabalho e que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública. Devem residir em um dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco e Pará.
Conteúdo: o curso prepara os jovens para o mercado de trabalho com módulos de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.
Duração: 3 meses
Dedicação: 20 minutos diários em horários flexíveis e um encontro semanal ao vivo às quintas-feiras.
Benefícios: certificado PROA, indicação para vagas de emprego, 100% gratuito e online.
Curso PROPROFISSÃO
Público-alvo: jovens de 17 a 22 anos que desejam se tornar programadores e que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública. Devem morar na Grande São Paulo ou no Grande Recife.
Conteúdo: o curso inclui módulos de Desenvolvimento Web Full Stack, Comportamental, Cultural, Projeto Profissional, Comunicação e Vivências.
Duração: 6 meses
Dedicação: 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, e alguns sábados, no período da manhã (9h às 13h) ou tarde (14h às 18h).
Benefícios: uniforme, material didático, certificado PROA, certificado Senac, indicação para vagas de emprego, 100% gratuito e semipresencial.
Leia também:
Histórico do Instituto PROA
Fundado em 2007, o Instituto PROA tem como missão capacitar e inserir jovens de baixa renda, provenientes de escolas públicas, no mercado de trabalho. Desde sua criação, o PROA já impactou mais de 70 mil jovens e opera atualmente em 11 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O instituto oferece dois projetos principais: o PROPROFISSÃO e a Plataforma PROA, ambos focados no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.