O Festival Sesc Culturas Negras, em sua primeira edição em 2024, visa valorizar, reconhecer e difundir a cultura afrodiaspórica. Celebrando a potencialidade e a ancestralidade negra, o festival destaca experiências e territórios entre passado, presente e futuro, explorando diversas possibilidades.
A programação inclui apresentações, vivências, rodas de conversa, passeios e exibições, com uma ampla diversidade de formatos. Participam lideranças comunitárias, mestres tradicionais e pesquisadores da arte e cultura negra.
De 22 a 26 de maio, o festival oferece mais de 80 atividades em 27 unidades do Sesc São Paulo, abrangendo a capital, interior e Grande São Paulo.
Celebração a cultura afrodiaspórica
A organização do projeto destaca que a inspiração veio dos chamados quintais, espaços de existência e resiliência para a comunidade negra ao longo da história. Em muitas comunidades, esses quintais desempenharam um papel crucial na resistência à opressão e na luta por direitos civis. Além de abrigar atividades culturais e religiosas, eram ambientes de aprendizado intergeracional.
Leia mais:
Inauguração de Unidade Móvel OdontoSesc no Ceará
“Será uma rica oportunidade de vivenciar o mosaico cultural negro, perpassando pelas manifestações tradicionais que existem e se atualizam secularmente, bem como produções contemporâneas calcadas em legados ancestrais. É nesta disputa de imaginários e de existências que o festival se fundamenta. É anúncio e experiência da vida tal qual ela também o é”, acrescentou Maranhão.