Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Encontro nacional de culturas brasileiras acontece em Brasília

Representantes da ampla diversidade das culturas populares e tradicionais do Brasil estão reunidos no primeiro Encontro de Mestras e Mestres das Culturas Populares. O evento é realizado em parceria com o Ministério da Cultura.
(Foto: Davi Mello/Pareia)

Com o intuito de contribuir sobre a cultura brasileira, mestres e mestras das culturas populares de todas as regiões do país estão reunidos em Brasília, dialogando sobre as políticas públicas necessárias para a continuidade desse patrimônio cultural. O evento é uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC), Mestres do Brasil – I Encontro de Mestras e Mestres das Culturas Populares começou hoje (9), no Espaço Cultural Renato Russo, e deve seguir acontecendo até domingo (12), no Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte).

“Esse momento de retomada e reconstrução das políticas culturais não é fácil. As demandas aumentaram porque ficaram represadas, mas também é um momento de celebração e de encontros. Essa participação social faz a diferença real nesse processo de construção do Sistema Nacional de Cultura, em que estamos descentralizando os recursos. É o que vai garantir os avanços da Política Nacional de Cultura”, disse a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

Sobre cultura popular nas escolas:

Neste primeiro Encontro Nacional, os participantes podem participar de rodas de prosa, oficinas populares, apresentações artísticas e trocas culturais. Além dos mestres, gestores das pautas de Cultura e Educação, aprendizes, pesquisadores e produtores culturais também estão presentes no evento.

Este projeto é uma realização do Instituto Brasileiro de Inovação Cultural (Ibranova) e tem objetivo trazer para o centro pautas sobre a inclusão dos saberes populares em escolas do Brasil .

“A educação e a cultura popular vão estar juntas porque a cultura popular já faz há muito tempo a educação integral. A principal contribuição que a cultura popular tem a oferecer é o convívio comunitário, é essa inteligência de viver em grupo, em comunidade. A gente tem as ferramentas para ajudar, por exemplo, na diminuição da evasão escolar, na preservação dos patrimônios. Esse encontro é para a gente dar o primeiro passo para colaborar com isso”, finalizou, Anderson Formiga.

Para mais informações sobre o evento acesse: https://www.gov.br/cultura 

Últimas noticias