Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Planta extremamente rara é reintroduzida em Gales após 40 anos

Uma planta rara, a Cotoneaster cambricus, foi reintroduzida em Gales, elevando seu número de seis para 110.
Planta extremamente rara é reintroduzida em Gales após 40 anos

A planta Cotoneaster cambricus, uma das mais raras do mundo, foi reintroduzida em uma localidade secreta no País de Gales. A planta, antes à beira da extinção, agora tem esperança de sobrevivência, com seus números aumentando de apenas seis para cerca de 110 exemplares na natureza.

A espécie é classificada como “criticamente ameaçada” segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). A dificuldade de regeneração natural dos arbustos, consumidos por animais de pasto, como ovelhas, cabras e coelhos, é um dos principais desafios para a conservação da espécie.

Por mais de 40 anos, especialistas se dedicaram à salvaguarda da C. cambricus, com a equipe do Zoológico de Chester e outras instituições dedicando os últimos dez anos a esse esforço. A reintrodução de 30 exemplares marca um ponto de virada nesse processo, como compartilhado pelo zoológico no Facebook, ressaltando que a planta é única para as encostas de penhascos no norte do País de Gales.

A reintegração da planta, divulgada pela Câmara de Comércio de West Cheshire e North Wales, ocorreu na última quarta-feira (27). O Zoológico de Chester expressou orgulho no sucesso do projeto, enfatizando a importância desse avanço para a conservação futura da espécie. A equipe está agora focada em avaliar medidas de proteção contra herbívoros para garantir a sobrevivência da planta.

Richard Hewitt, gerente da equipe do berçário do zoológico, compartilhou o entusiasmo pelo progresso, reconhecendo o esforço colaborativo iniciado por Morris Morris na década de 1980, continuado por Tom Parry e Wendy McCarthy, da Sociedade Botânica da Grã-Bretanha e Irlanda, entre outros. A reintrodução das mudas contou com a participação do Jardim Botânico de Treborth, Recursos Naturais do País de Gales, Conselho do Condado de Conwy e o Jardim Botânico Nacional de Gales.

Originalmente mais comum no século 18, a C. cambricus enfrentou declínio devido à coleta excessiva e a outros fatores. A recente reintrodução desta planta rara em Gales é um marco na jornada para restaurar sua presença na natureza, evidenciando o compromisso contínuo com a conservação ambiental e a biodiversidade.

Últimas noticias