Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Treinos de 30 segundos melhoram saúde e aumentam gasto energético

Curtos treinos de 30 segundos aumentam o gasto calórico e oferecem benefícios à saúde, segundo estudo da Universidade de Milão.
Treinos

Um novo estudo traz boas notícias para quem quer melhorar a saúde com menos tempo de treino. Pesquisadores da Universidade de Milão descobriram que curtos treinos de 30 segundos aumentam a frequência cardíaca e trazem benefícios importantes. Publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B, o estudo sugere que várias pausas durante exercícios cardiovasculares elevam o gasto energético mais do que se imaginava.

Os fisiopatologistas mostraram que exercícios curtos e de baixa intensidade são mais eficientes na queima de calorias do que os longos. “Nosso estudo mostra que a captação média de oxigênio e o custo metabólico aumentam em sessões curtas”, explicam os pesquisadores.

Pausas aumentam a eficiência

Nos primeiros minutos do treino, o metabolismo do corpo se adapta ao esforço e gasta mais energia proporcionalmente. Pequenas pausas ajudam o corpo a reiniciar essa fase de adaptação, aumentando o gasto calórico. Ao reiniciar o exercício, o corpo retorna à fase de maior consumo de energia.

Na pesquisa, dez voluntários, com média de 27 anos, participaram de treinos curtos em esteira e um simulador de escada. Eles realizaram sessões de 10, 30, 60, 90 e 240 segundos. Os pesquisadores mediram o consumo de oxigênio antes, durante e depois das atividades.

Quem pode se beneficiar dos treinos curtos?

Os pesquisadores não sugerem que os treinos longos sejam substituídos por sessões curtas. Treinos longos ainda são essenciais para quem busca condicionamento físico sustentável. No entanto, os treinos curtos podem beneficiar pessoas em condições frágeis de saúde, como vítimas de AVC ou quem sofre de transtornos alimentares graves. Para essas pessoas, pequenas sessões podem facilitar o retorno às atividades físicas.

Esses resultados podem influenciar a forma como encaramos os treinos diários. Pequenos períodos de exercício podem ser uma alternativa eficaz para manter o corpo em movimento, mesmo com pouco tempo disponível.

Últimas noticias