Categoria Educação

Cine Vida: projeto leva cinema a crianças desabrigadas em Porto Alegre

Iniciativa cria cinema em abrigos de Porto Alegre.

No Centro Vida, maior abrigo de pessoas desalojadas na Zona Norte de Porto Alegre, a arte tem sido uma fonte de conforto. Mariah Pinheiro, professora de artes, começou a voluntariar no CTG Sentinela dos Pampas, onde desenvolveu propostas artísticas para as crianças, dentre elas o Cine Vida, projeto voltado ao cinema.

Além disso, a arte-educadora levou pastas para as crianças guardarem seus trabalhos, como nas aulas regulares. Desenhos para colorir foram os mais pedidos. Atividades como jogos de teatro e criação de fanzines também foram implementadas. Ela destaca, ainda, a importância do trabalho continuado para construir laços com as crianças, que buscam segurança e rotina.

Cine Vida: o cinema chega aos abrigos

Dessa forma, o projeto Cine Vida começou no abrigo Centro Vida em Porto Alegre. Daniela Mazzilli e Maria Angélica dos Santos, realizadoras de audiovisual, perceberam a necessidade de um espaço de entretenimento para as crianças desalojadas. Com isso, elas arrecadaram equipamentos como projetor e caixas de som e começaram a exibir filmes.

Assim, sessões de filmes como “Monstros S.A” e “Rei Leão” acontecem diariamente, proporcionando um momento de acolhimento e fantasia para as crianças. O projeto se expandiu, ainda, para outros abrigos, contando com 40 voluntários divididos em equipes que cuidam de diferentes aspectos das exibições.

Expansão e rotina cinematográfica

Além disso, a proposta é criar um espaço seguro em meio aos desafios emocionais enfrentados pelas crianças. As sessões diárias têm ajudado a estabelecer uma rotina, com as crianças aguardando ansiosamente a hora do filme. Os organizadores escolhem filmes que agradem uma faixa etária ampla, desde crianças pequenas até adolescentes.

Leia também:

Construção de vínculos e segurança

Gabriela Lemos, professora de teatro em Gravataí, ressalta a importância da confiança nas atividades artísticas. De tal maneira, com a previsão de que o nível da água só deve baixar em junho, os vínculos criados com as crianças são vitais. Assim, as atividades artísticas ajudam a construir um cotidiano, necessário para o bem-estar das crianças em situação de desalojamento.

Outras iniciativas de voluntariado

Analogamente, voluntários na Região Metropolitana de Porto Alegre têm se revezado em atividades como oficinas de dança, música e cinema, além de distribuir lanches. No abrigo da Afisvec, em Porto Alegre, cerca de 100 pessoas, incluindo 40 crianças, participam de atividades lúdicas para aliviar a tensão.

Contribuições da Universidade Luterana do Brasil

Além disso, a Universidade Luterana do Brasil tem atuado para distrair as mais de 2.000 crianças no campus de Canoas, transformado em abrigo temporário. Nesse sentido, alunos da universidade realizam atividades de recreação, proporcionando momentos de convívio e acolhimento.