A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu um passo importante para a criação da primeira vacina contra a Mpox. Na sexta-feira (13/09), a entidade anunciou que pré-qualificou o imunizante para tratar da doença infecciosa e contagiosa, que acomete não apenas seres humanos, mas também animais. A farmacêutica Bavarian Nordic é responsável pela produção da vacina.
Quando a vacina estará disponível?
Uma vez que a vacina é pré-qualificada pela OMS, ela pode ser distribuída a países de baixa renda que estão enfrentando surtos da doença viral. Entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi) ajudarão na intermediação da aplicação das doses nas regiões mais afetadas.
“Esta primeira pré-qualificação de uma vacina contra a mpox é um passo importante na nossa luta contra a doença, tanto no contexto dos surtos atuais na África quanto no futuro,” destacou o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Tedros também ressaltou a necessidade de um aumento urgente na aquisição das vacina contra a Mpox , doações e implementação para garantir acesso equitativo às vacinas, juntamente com outras ferramentas de saúde pública, para prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas.
Quem Pode Tomar a Vacina?
De acordo com a OMS, a vacina MVA-BN pode ser aplicada em pessoas a partir de 18 anos de idade. A dosagem é dupla, com a segunda dose aplicada em um intervalo de quatro semanas. No entanto, em situações de surto, onde há limitação na oferta de imunizantes, a entidade recomenda a administração de uma dose única da vacina contra a Mpox.
Qual a eficácia da vacina?
Estudos demonstram que a dose única, administrada antes do contágio, garante uma proteção estimada de 76% contra a mpox. Com a dose dupla, a eficácia sobe para 82%. No entanto, a vacina se torna menos eficaz quando aplicada após a exposição ao vírus.
O Que é Mpox?
Segundo a OMS, mpox é uma doença causada pelo vírus da varíola dos macacos. É uma infecção viral que se espalha principalmente por contato direto entre pessoas, e, ocasionalmente, por meio de objetos e superfícies tocadas por alguém infectado.
Caso o vírus esteja presente entre alguns animais selvagens, ele também pode ser transmitido de animais infectados para pessoas que tiverem contato com eles.
Vale destacar que o termo mpox passou a ser usado em substituição a monkeypox (varíola dos macacos em tradução livre)