Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

16ª Festa de Teatro de Angra homenageia Othon Bastos

A 16ª FITA homenageia Othon Bastos e traz espetáculos diversificados e inclusivos de 13 a 29 de setembro em Angra dos Reis.
Othon Bastos

A cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, se prepara para a 16ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA), que ocorrerá de 13 a 29 de setembro. Este ano, o evento prestará uma homenagem especial ao ator Othon Bastos, que aos 91 anos, subirá ao palco para apresentar o monólogo “Não me Entrego, Não“, escrito e dirigido por Flávio Marinho.

De acordo com João Carlos Rabello, curador da festa, a escolha de Othon Bastos como homenageado foi evidente: “Foi uma escolha óbvia“, afirmou. O aclamado ator se apresentará no dia 19 de setembro, trazendo ao público momentos marcantes de sua vasta carreira no cinema, teatro e televisão.

Os ingressos para a FITA 2024 já estão disponíveis na plataforma Sympla.com, com preços que variam entre R$ 5 e R$ 50. A programação do evento inclui uma variedade de espetáculos para todas as idades, que serão realizados no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres e em uma tenda especialmente montada no Cais de Santa Luzia, com capacidade para mil pessoas.

A abertura do evento contará com uma nova montagem do clássico “Bonitinha, mas Ordinária“, de Nelson Rodrigues, dirigida por Bruce Gomlevsky e estrelada por Lorena Comparato. No total, 32 companhias teatrais participarão da festa, apresentando três sessões diárias. As crianças terão dez espetáculos dedicados a elas, realizados durante o dia, enquanto as apresentações para adultos ocorrerão à noite. Entre as estreias, destaca-se “A Dona da História“, com Juliana Martins e Maité Padilha.

Inclusão social

Uma característica da FITA é seu compromisso com a inclusão social. Cerca de 80% dos ingressos são distribuídos gratuitamente para escolas públicas, permitindo que alunos de diversas regiões, incluindo a Ilha Grande, tenham acesso ao teatro. “É emocionante ver crianças tendo sua primeira experiência com o teatro“, destacou João Carlos Rabello.

Além do monólogo “Não me Entrego, Não“, outros espetáculos se destacam na programação, como “Jandira“, com Isabel Teixeira, que celebra a atriz Jandira Martini. A FITA também contará com peças inéditas no Rio de Janeiro, como “Donatello“. Artistas renomados, como Heloisa Perissé, Maria Clara Gueiros, Paulo Betti, Natália Lage, Alessandra Maestrini e a Companhia Armazém, também estão confirmados.

A FITA integra o calendário oficial de eventos de Angra dos Reis e conta com o patrocínio de importantes instituições, como Eletronuclear, ENEL Distribuição Rio e o governo do estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Últimas noticias