As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos já estão abertas, destacando a importância do jornalismo na defesa dos direitos humanos e da democracia no Brasil.
Criado em 1978 durante o Congresso Brasileiro de Anistia em Belo Horizonte, o Prêmio Vladimir Herzog homenageia o jornalista Vladimir Herzog, que foi torturado e morto em 1975 pela ditadura militar. Desde sua criação, o prêmio tem se consolidado como um marco na defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos, promovendo a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Inscrições e regulamento do Prêmio Vladimir Herzog
Os interessados em participar podem inscrever seus trabalhos jornalísticos publicados ou veiculados entre 31 de julho de 2023 e 20 de julho de 2024. As inscrições devem ser realizadas através do site oficial do prêmio, onde também é possível conferir o regulamento completo. O Prêmio Vladimir Herzog é de abrangência nacional e reconhece trabalhos que defendem e valorizam a democracia e os direitos humanos em sete categorias:
- Produção jornalística em texto: reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos.
- Produção jornalística em áudio: reportagens ou documentários em áudio.
- Produção jornalística em vídeo: reportagens ou documentários em vídeo.
- Produção jornalística em multimídia: reportagens multimídia publicadas na internet.
- Fotografia: foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos.
- Arte: ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos.
- Livro-reportagem: obras editadas e lançadas em 2023.
Divulgação dos vencedores
A sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores está marcada para o dia 10 de outubro de 2024, com transmissão ao vivo. Já a Roda de Conversa com os ganhadores e a Solenidade de Premiação ocorrerão no dia 29 de outubro de 2024, no Tucarena, em São Paulo. Na edição passada, dos 630 trabalhos inscritos, 24 produções foram selecionadas para a etapa final.
Leia também:
Comissão organizadora
Desde sua primeira edição, concedida em 1979, o Prêmio Vladimir Herzog presta homenagem a personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos fundamentais. A premiação é organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022. A entidade reúne 17 instituições da sociedade civil, além da família Herzog.
Calendário
- Inscrições: de 20 de junho a 20 de julho de 2024.
- Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 10 de outubro de 2024, com transmissão ao vivo.
- Roda de Conversa com os ganhadores e Solenidade de Premiação: 29 de outubro de 2024, no Tucarena, em São Paulo.