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Crianças do semiárido pernambucano são premiadas em projeto educativo

AVSI e UNICEF destacam vencedores de concurso educativo em Pernambuco.
Avsi Brasil e Unicef

Entre 14 e 21 de junho, seis cidades do semiárido pernambucano realizaram eventos para apresentar os vencedores do concurso de campanha educativa. Este concurso integra o projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos”. A AVSI Brasil e o UNICEF promoveram a iniciativa.

O concurso envolveu estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em 53 escolas públicas de Lagoa dos Gatos, Ouricuri, Itaúba, Araripina, Bodocó e Cumaru. Ao todo, 325 alunos, com o suporte de 169 professores e educadores, produziram 124 trabalhos nas categorias de post para rede social, vídeo, pôster educativo e história em quadrinhos.

Todos os participantes ganharam certificados de participação. Adicionalmente, os vencedores em cada categoria tiveram seus trabalhos promovidos nos principais canais da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil). Além disso, a escola do grupo ou aluno vencedor recebeu um computador para incentivar a criatividade e promover a inclusão.

No evento em Cumaru, Hillary Souza, estudante de 11 anos, compartilhou aprendizados sobre dignidade menstrual. “Aprendi que os meninos podem ser solidários neste período e que, como meninas, não devemos nos envergonhar, pois é natural”, afirmou.

Participação e impacto da iniciativa

Funcionários das cidades e representantes da Secretaria de Educação coordenaram o evento. Eles ressaltaram a importância da colaboração e o poder inspirador da parceria. Além disso, Matheus Passos, do UNICEF, e Tatiana Belo e Clarissa Sacramento, da AVSI Brasil, representaram suas instituições.

 

O projeto também formou 253 gestores e funcionários públicos sobre como usar, manter e limpar cisternas e caixas d’água. Consequentemente, realizaram melhorias na infraestrutura escolar, instalando sistemas de captação de água da chuva e reformando banheiros. Também doaram 800 litros de cloro, beneficiando diretamente 164 escolas.

Além disso, abordaram temas importantes como água, higiene e saúde menstrual. Portanto, distribuíram mais de 5 mil kits de absorventes e cartilhas informativas sobre pobreza menstrual, desenvolvidas pelo UNICEF. Finalmente, a parceria, que durou nove meses, mostrou como colaborações intersetoriais podem criar um ambiente escolar mais saudável e consciente.

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