Um gesto de honestidade e cidadania chamou a atenção na cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Lucca Gabriel, de apenas 10 anos, encontrou um celular na rua e decidiu entregá-lo à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A atitude do garoto emocionou os militares, que resolveram homenageá-lo.
A sargento Lorrane Neves, que estava presente no momento da devolução do celular, se surpreendeu com a ação do menino. “Quando o Lucca Gabriel se aproximou de mim e disse que queria entregar um celular que encontrou, naquele momento eu vi que era uma ação muito valorosa e que ela precisava ser difundida”, comentou a militar.
Registrando o momento em vídeo, a sargento perguntou a Gabriel onde ele encontrou o aparelho e se havia alguém por perto. O menino explicou que o celular estava na rua e que não tinha ninguém próximo quando o achou. Ao questionar o motivo da devolução, a resposta do garoto emocionou a todos: “É o certo a se fazer”, disse ele com um sorriso.
Portanto, o vídeo ganhou repercussão nas redes sociais, com vários usuários elogiando a atitude do menino. “Está aí o futuro do nosso país”, comentou um usuário. Outros se ofereceram para presenteá-lo pela sua ação exemplar.
Então, em reconhecimento ao gesto, Gabriel recebeu um celular doado pela paróquia local, além de uma cesta com chocolates e outros presentes. Por fim, na escola onde estuda, os policiais militares organizaram uma homenagem ao menino, que incluiu a entrega de uma medalha como símbolo do mérito de sua atitude.
“Mais positivo do que ele receber um aparelho celular, é ele entender que sua atitude é de um bom cidadão e que será referência para a comunidade escolar e que os demais colegas vão se espelhar no seu gesto”, destacou o sargento Danilo Braga, mentor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).