Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Suco de Beterraba: benefícios para a saúde cardíaca na menopausa

Pesquisadores revelam que o suco de beterraba melhora a saúde cardiovascular de mulheres na menopausa, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Beterraba

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State) publicaram recentemente um estudo na revista Frontiers in Nutrition que revela o potencial do suco de beterraba para melhorar a saúde cardiovascular de mulheres na menopausa. Este estudo destaca que o consumo de suco de beterraba pode melhorar a função dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardíacas nesse grupo.

A beterraba é reconhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo benéfica para a saúde de várias maneiras. Além de fortalecer o sistema imunológico, reduzir a pressão arterial e o colesterol, ela também é uma excelente fonte de energia para o pré-treino. As novas descobertas adicionam outro benefício à lista: a proteção cardiovascular para mulheres na pós-menopausa.

O estudo envolveu 24 mulheres na pós-menopausa, com idades entre 50 e 60 anos. As participantes consumiram suco de beterraba rico em nitrato e suco sem nitrato, sem saber qual estavam bebendo. A função vascular foi monitorada usando um sensor de ultrassom na artéria braquial, após um teste de estresse no qual o fluxo sanguíneo no antebraço foi temporariamente restringido.

Os resultados mostraram que o suco de beterraba rico em nitrato melhorou o fluxo sanguíneo em comparação ao suco sem nitrato. Este achado é particularmente relevante para mulheres na pós-menopausa, que enfrentam um risco aumentado de doenças cardiovasculares devido às mudanças hormonais.

Nitrato na Beterraba

O suco de beterraba é rico em nitrato, que o corpo converte em óxido nítrico. Este composto é importante para a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo. Delgado Spicuzza, primeiro autor da pesquisa e gestor do projeto de investigação do centro SAFE-T, explica: “Após a menopausa, a produção de estrogênio diminui, o que reduz os níveis de óxido nítrico no corpo. Esta redução aumenta o risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa. Alimentos ricos em nitrato, como a beterraba, são investigados como uma solução natural para proteger o coração e os vasos sanguíneos.”

Os resultados sugerem que o consumo regular de suco de beterraba pode ser uma forma natural de proteger a saúde cardiovascular de mulheres na pós-menopausa. “Para obter todos os benefícios potenciais, as mulheres podem precisar consumir suco de beterraba diariamente“, afirmou o coautor do estudo.

Últimas noticias