No mês de junho, a programação da Japan House São Paulo 2024 apresenta uma gama de conteúdos diversificados e gratuito, destacando a exposição “Efeito Japão: Moda em 15 Atos”, disponível até 1º de setembro. Além disso, a instituição oferece uma série de atividades literárias e oficinas voltadas para crianças e adultos.
Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos
A exposição “Efeito Japão: Moda em 15 Atos” está em cartaz no segundo andar da Japan House até 1º de setembro. Com visitas mediadas gratuitas às 11h nos dias 8, 15 e 29 de junho (sábados) e às 11h e 15h nos dias 19 e 26 (quartas-feiras), os visitantes poderão explorar 70 anos da história da moda japonesa através de 15 criações de 13 designers renomados. A mostra oferece um panorama das mudanças na moda e nos contextos socioeconômicos do Japão, desde o boom econômico pós-guerra até a contemporaneidade.

Oficina de Roupas de Origami na JHSP (Divulgação)
Oficina Infantil de Roupas de Origami
No dia 9 de junho, a oficina de Roupas de Origami acontece em duas sessões, às 11h e às 14h. Crianças de 4 a 12 anos, acompanhadas de um adulto, podem criar miniaturas de roupas usando técnicas de origami. A participação é limitada, e os interessados devem retirar as senhas 30 minutos antes de cada sessão na recepção da instituição.
Leia Também:
Oficina Infantil de Croquis em Relevo
Outra atividade voltada para crianças acontece no dia 16 de junho, com a Oficina de Croquis em Relevo. Com sessões às 11h e às 14h, os participantes trabalharão na criação de peças de roupas em relevo, utilizando a técnica japonesa Oshi-e. As inscrições são feitas 30 minutos antes da atividade na recepção da Japan House.
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
Para os entusiastas da literatura, a Japan House realiza o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um no dia 27 de junho, às 19h. O encontro virtual discutirá o livro “A Lanterna das Memórias Perdidas”, de Sanaka Hiiragi, com a participação do fotógrafo japonês Tatewaki Nio. Os interessados devem se inscrever previamente no site da Japan House para participar via Zoom. Participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro até 30 de junho com o cupom “LANTERNA30”.
Ciclo de Mangá
Encerrando a programação do mês, o Ciclo de Mangá acontece no dia 29 de junho, às 15h, com um bate-papo presencial sobre “A Lanterna de Nix”, da autora Kan Takahama. O evento abordará a era Meiji e a reabertura do Japão ao mundo, destacando a trajetória da protagonista Miyo em sua jornada de autodescoberta. As senhas para participação devem ser retiradas 30 minutos antes na recepção da Japan House.
Serviço
Japan House São Paulo
- Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
- Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
- Entrada gratuita
Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos
- Período: Até 1º de setembro
- Entrada gratuita
Visitas mediadas:
- Quando: 8, 15 e 29 (sábados), às 11h; 19 e 26 (quartas-feiras), às 11h e 15h
Oficina Infantil de Roupas de Origami:
- Quando: 9 de junho, às 11h e 14h
- Duração: 60 minutos
- Idade: 4 a 12 anos, acompanhadas de adultos
- Participação: Retirada de senha 30 minutos antes
Oficina Infantil de Croquis em Relevo:
- Quando: 16 de junho, às 11h e 14h
- Duração: 60 minutos
- Idade: 4 a 12 anos, acompanhadas de adultos
- Participação: Retirada de senha 30 minutos antes
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um:
- Quando: 27 de junho, às 19h
- Duração: 90 minutos
- Participação: Inscrição prévia no site, transmissão via Zoom
Ciclo de Mangá:
- Quando: 29 de junho, às 15h
- Duração: 90 minutos
- Participação: Retirada de senha 30 minutos antes
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House São Paulo, inaugurada em 30 de abril de 2017, é a primeira de três unidades internacionais, seguida por Londres e Los Angeles. Localizada na Avenida Paulista, a JHSP é reconhecida por sua fachada de madeira Hinoki, projetada pelo arquiteto Kengo Kuma. Desde sua inauguração, a instituição já promoveu mais de 40 exposições e cerca de mil eventos, atraindo mais de dois milhões de visitantes. Durante a pandemia de Covid-19, a oferta digital da Japan House alcançou mais de sete milhões de pessoas. A instituição possui certificação LEED Platinum e o selo SafeGuard do Bureau Veritas, atestando excelência em sustentabilidade e segurança sanitária.