Um grupo de estudantes de São Gonçalo, Rio de Janeiro, superou um desafio internacional da NASA, garantindo uma viagem para os Estados Unidos. Larissa Vargas, Sara Soares, Samara Santos, Jennifer Marques e Kezia Alexandre, representantes da Firjan SENAI, destacaram-se entre participantes de 152 países.
Eclipse: Aprendizado Global
O projeto vitorioso foi o “Eclipse: Celestial Shadows”, utilizando um jogo para ensinar sobre eclipses, demonstrando sua mecânica de forma interativa. O foco está em tornar o aprendizado acessível, usando a tecnologia para explicar fenômenos complexos de forma simples.
A equipe das meninas enfrentou o desafio sem experiência em desenvolvimento de jogos, mas com vontade de aprender e contribuir. Participando da competição Space Apps, promovida pela Nasa desde 2012, buscaram soluções criativas para questões reais na Terra e no espaço.
Além da Sala de Aula
Este sucesso sublinha a importância de extrapolar os limites da educação convencional. As estudantes, engajadas no programa Jovem Aprendiz da B Braun Brasil e no curso da Firjan SENAI, exemplificam como a inovação e a prática podem complementar o ensino tradicional.
A conquista dessas jovens não apenas as coloca em destaque no cenário internacional, mas também ressalta o papel vital de iniciativas educacionais que promovem o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. Ao compartilhar suas experiências, elas inspiram a busca por oportunidades de crescimento além das fronteiras convencionais, provando que é possível alcançar novas alturas com dedicação e trabalho em equipe.
NASA Space Apps
O NASA Space Apps é uma oportunidade única para programadores, cientistas, designers, contadores de histórias, criadores, tecnólogos e inovadores de todo o mundo solucionarem um dos 31 desafios propostos por especialistas da NASA, abrangendo tópicos que vão desde narração de histórias até o desenvolvimento de software, sustentabilidade, protótipos e o que a imaginação mandar.