Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Casa: 10 dicas essenciais para melhorar o seu bem-estar

Casa: Dicas de arquitetos para melhorar o ambiente e criar um espaço acolhedor e harmônico com simples mudanças no seu lar.
Imagem de uma mulher deitada no sofá em casa.

Muitas vezes, a casa onde vivemos pode parecer pequeno ou não refletir o nosso ideal, mas é possível transformá-lo em um espaço que promova paz e conforto. Segundo Alessandra García, arquiteta salvadorenha e fundadora do Orsetto Interiors, o design do ambiente onde vivemos tem um impacto direto em nosso bem-estar emocional.

1. Conheça a si mesmo

Antes de seguir tendências, é essencial entender do que você gosta. Cores e estilos devem refletir sua personalidade e proporcionar conforto. Para algumas pessoas, o amarelo pode trazer energia; para outras, tons de roxo podem remeter a experiências pessoais. O importante é estar em harmonia com suas preferências.

2. Maximizar a luz natural

A luz natural é fundamental para o equilíbrio dos ritmos biológicos. Se a sua casa tem espaços pequenos, considere derrubar paredes ou utilizar espelhos para aumentar a entrada de luz.

3. Traga a natureza para dentro de casa

Incorporar elementos naturais, como plantas e materiais com tons terrosos, pode gerar efeitos positivos tanto psicológicos quanto físicos. Se o clima não permite plantas naturais, mesmo as artificiais podem trazer benefícios.

4. Use materiais naturais em casa

Materiais como madeira, algodão e linho remetem a uma conexão ancestral com a natureza. Eles proporcionam conforto e ajudam a criar um ambiente mais acolhedor.

5. Facilite a circulação do ar

A ventilação cruzada é essencial para renovar a energia dos ambientes. Ao abrir janelas opostas, você melhora a circulação do ar e traz mais frescor para o espaço.

6. Evite a sobrecarga de móveis em casa

Um ambiente muito cheio pode causar desconforto visual. Mantenha o equilíbrio entre a decoração e os espaços livres, permitindo uma circulação melhor de energia e luz.

7. Mantenha a organização

A organização é essencial para evitar a sensação de desordem, especialmente na cozinha. Deixar bancadas livres e manter apenas o necessário à vista pode ajudar a reduzir o estresse.

8. Explore a verticalidade

Se o espaço é limitado, considere prateleiras e objetos suspensos para aproveitar melhor a altura do ambiente, proporcionando uma sensação de amplitude.

9. Móveis multifuncionais

Em espaços pequenos, móveis que têm mais de uma função podem ser uma ótima solução. Uma mesa que serve como escrivaninha e área de refeições, por exemplo, otimiza o espaço.

10. Vá com calma

Transformar o lar pode ser um processo gradual. Comece com pequenas mudanças, como uma nova almofada ou uma cor de parede que você goste, e avance conforme se sentir confortável.

Últimas noticias