Quando vem chegando a reta final do ano, é hora de se fazer aquela reflexão sobre o que foi feito e o que se deixou de fazer ao longo de um período de 12 meses. Aderir a uma modo de vida mais saudável costuma estar na lista de prioridades para um novo ciclo que se avizinha. Fazer um dieta voltado para uma alimentação balanceada costuma figurar na lista. Mas, em meio à chegada do verão, começar a correr é algo que vem a calhar, sobretudo por conta do dia mais longo e do calor, condição que sugere atividades ao ar livre nos fins de tarde, quando a temperatura cai e fica mais amena.
Como começar a correr de maneira saudável?
Embora a iniciativa de implementar uma nova rotina seja importante, é fundamental que se sigam alguns passos antes de começar a correr de fato. Confira a baixo cinco passos para evoluir na atividade de maneira saudável.
Começar a correr devagar
Muitas vezes aquele ou aquela que toma a decisão de começar a correr se expõe a um ritmo para o qual não está preparado (a). Em vez de correr sessões de cinco a 10 minutos, acaba optando por 30 minutos. Se estiver muito sedentário, haverá o risco de lesões e caibras, além de cansaço extremo e respiração dificultosa.
Alimente-se
Talvez o passo mais fácil adaptação. Consumir carboidratos é fundamental para que o organismo tenha energia necessária para realizar o esforço físico que uma corrida exige. Portanto, alimentar-se antes de correr.
Esteja com a cabeça livre
Se estiver passando por um momento de pressão na vida profissional, social ou familiar, talvez não seja o melhor momento para começar a correr. Afinal de contas, trata-se de um exercício físico que não é prazeroso quando se inicia, de modo que pode acabar gerando mais estresse e ansiedade.
Foco na recuperação
É comum ouvir relatos de que alguém iniciou uma atividade física e logo parou por conta de dores no corpo. Isso pode ser causado pelo excesso de carga. Além disso, muitos não se dão ao devido descanso, período em que o corpo se recupera. Logo, é fundamental dormir bem, assim como se alimentar no pós-treino.
Torne a corrida prazerosa
Começar a correr não é algo divertido, como já advertido acima. Porém, à medida que for criando o hábito de correr regularmente, é importante que se associe a prática a uma espécie de lazer. Como exemplo, pode-se citar um profissional que, após um dia de trabalho estressante. relaxa com a corrida ao ar livre.