Categoria Educação

Professora cria método de economia e atrai atenção de alunos

Shelby Lattimore, professora de matemática na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, introduziu…

Shelby Lattimore, professora de matemática na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, introduziu um método de economia doméstica em suas aulas para combater o desinteresse e a falta dos alunos. Sua estratégia? Simular a vida real dentro da sala de aula, atribuindo empregos, salários e contas, incluindo aluguel, para os estudantes da 4ª série. Este método não apenas tornou as aulas mais atraentes mas também ensinou lições valiosas sobre finanças.

Um desafio transformado em oportunidade

Lattimore observou uma diminuição alarmante na frequência às aulas. Determinada a reverter essa tendência, ela implementou a economia da classe em 2022, inspirando-se em suas experiências pessoais. Seu objetivo era duplo: melhorar a assiduidade e ensinar responsabilidade financeira de forma prática e divertida.

A razão pela qual comecei minha economia de classe é motivar meus alunos a terem melhor frequência e a virem para as aulas e ficarem entusiasmados por estarem aqui, bem como para mantê-los responsável por seu comportamento”, informou a professora de 25 anos.

O funcionamento da economia da classe

O programa criado por Lattimore baseia-se em três pilares: emprego, contas (incluindo multas) e recompensas. Os alunos ganham “Lattimore Bucks”, dinheiro que a professora criou, por suas tarefas e são responsáveis por pagar aluguel e outras despesas. Curiosamente, a própria professora figura nas cédulas da moeda fictícia, tornando o conceito mais próximo e pessoal para os estudantes.

Resultados e impactos

Após dois anos aplicando essa metodologia, Lattimore testemunhou uma mudança significativa. Os alunos mostraram-se mais engajados e responsáveis, aprendendo conceitos fundamentais da alfabetização financeira de maneira lúdica e sem as consequências da vida real. O programa não apenas aumentou a frequência às aulas mas também promoveu um aprendizado significativo e prático sobre gestão de dinheiro.

Apreciação dos pais

A inovação de Lattimore não passou despercebida pelos pais, que expressaram gratidão pela introdução de conceitos financeiros básicos nas aulas. Muitos reconheceram que seus filhos estavam aprendendo habilidades valiosas que normalmente não são abordadas na escola nessa idade.

A abordagem de Shelby Lattimore prova que a inovação e a prática podem fazer diferença no ambiente educacional. Sua economia da classe não apenas resgatou o interesse dos alunos pelas aulas de matemática mas também os preparou com conhecimentos financeiros essenciais, destacando a importância de métodos de ensino que vão além do currículo tradicional e tocam na vida real dos estudantes.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade para saber mais.