Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Óleo amigo: transformando resíduos em biodiesel

Biopower coleta e transforma óleo de cozinha usado em biodiesel, preservando o meio ambiente e conscientizando milhões.
ÓLEO

O programa Óleo Amigo, concebido pela Biopower, empresa subsidiária da JBS dedicada à produção de biodiesel, alcançou um marco importante em 2023. A empresa coletou 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha. Desde o início, há oito anos, o projeto já transformou impressionantes 26 milhões de litros desse óleo em biodiesel.

“Para se ter uma ideia, apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água, segundo a Sabesp. Por isso adotamos um modelo de reintrodução dos resíduos como matéria-prima”, afirmou Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower.

A iniciativa não apenas contribuiu para a preservação do meio ambiente, mas também resultou na proteção de mais de 650 bilhões de litros de água, o equivalente a 260 mil piscinas olímpicas. Atualmente, o Óleo Amigo opera em Lins, no interior de São Paulo, e em Curitiba, no Paraná. No entanto, estima-se que as atividades alcancem 87 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

A Biopower destaca o potencial do programa em conscientizar ambientalmente mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões, visando impedir o descarte inadequado de óleo usado, como em pias ou no solo. Mais de 550 estabelecimentos comerciais já contribuíram com o programa fornecendo óleo usado. Entretanto, as coletas são agendadas e realizadas por caminhões e carros da empresa em diversos locais, como bares, restaurantes e escolas.

Todo o óleo recolhido passa por análises rigorosas, acompanhadas por auditores, para garantir que atenda aos parâmetros de acidez, impureza e umidade necessários para a produção de biodiesel.

Últimas noticias