O Festival Pá na Pedra 2025 chega com força total a Ribeirão das Neves, promovendo cultura, música e esportes em uma programação gratuita e inclusiva. A iniciativa conta com o patrocínio da Natura Musical, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento acontece nos dias 9 e 10 de maio.
Desde sua criação, o festival vem reforçando a importância do acesso democrático à arte e ao lazer. Dessa forma, a proposta deste ano é criar um espaço de pertencimento, fortalecendo a identidade da comunidade e valorizando os artistas da periferia.
Festival Pá na Pedra 2025 transforma Ribeirão das Neves com arte e esporte
A pluralidade define o espírito do Festival Pá na Pedra 2025. Nesse sentido, a programação inclui campeonatos de skate e slackline, atividades para crianças, barracas de comidas típicas e uma série de shows. Além disso, entre os destaques da música, o rapper FBC lidera a lista de atrações nacionais.
Além disso, sobem ao palco artistas como Pedro Ezos, Kdu dos Anjos, Rockfun, Oh Trem Blues, Marcos Brey, Sagrada Escritura do Gueto, Tunuka e Banda K2. Para enriquecer ainda mais a experiência, o evento traz uma palestra sobre música e desenvolvimento local. Essa iniciativa contribui para o fortalecimento da cena cultural e para a formação de novos talentos.
Pá na Pedra: ma experiência completa para toda a família
No dia 9 de maio, a programação acontece na Casa Semifusa, sede do Instituto Cultural Semifusa, a partir das 19h. Posteriormente, no dia 10, o festival ocupa a Esplanada Ribeirão, com início às 14h. Em ambos os dias, a entrada é gratuita. Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla.
Em suma, o Festival Pá na Pedra 2025 reforça o compromisso do Instituto Semifusa com a democratização cultural. Segundo a produtora Maria Clara Ribeiro, “é uma oportunidade única de vivenciar a cultura local, celebrar a música e se divertir em um ambiente acolhedor e cheio de energia”.
Dessa maneira, a experiência vai além do entretenimento: ela fortalece vínculos, amplia horizontes e impulsiona o protagonismo comunitário.
Natura Musical e o fortalecimento da música brasileira
A realização do festival integra o edital da Natura Musical, plataforma que há 18 anos investe em projetos culturais no Brasil. Desde então, a iniciativa já apoiou mais de 160 projetos em Minas Gerais, entre eles, nomes como Maíra Baldaia e Sérgio Pererê.
Logo, a marca reafirma seu compromisso com experiências artísticas que conectam pessoas e fortalecem os territórios. Para quem deseja conhecer outros projetos contemplados, basta acessar o site oficial da Natura Musical.
Cultura periférica como solução para transformação social
O evento reafirma que cultura e lazer são direitos de todos, sobretudo em regiões historicamente invisibilizadas. A realização do Festival Pá na Pedra 2025 representa, portanto, uma vitória coletiva e um exemplo de como a arte pode transformar realidades.
Além de movimentar o cenário cultural, o festival também impulsiona a economia local. Isso acontece por meio da geração de oportunidades para artistas, produtores e empreendedores da região.
Consequentemente, o impacto positivo se estende muito além dos dois dias de evento.
Para conferir toda a programação, acesse o link oficial do evento na Sympla.