As inscrições para o Casamento Comunitário de 2025 no Distrito Federal já estão abertas. Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o evento visa proporcionar aos casais que não têm condições financeiras a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita. As cerimônias estão previstas para ocorrer em quatro datas ao longo do próximo ano: 23 de março, 29 de julho, 31 de agosto e 7 de dezembro, cada uma delas com capacidade para 150 casais.
Critérios para participar do casamento comunitário
Para se inscrever no Casamento Comunitário, os casais devem atender a alguns critérios importantes. Primeiramente, é necessário comprovar residência no Distrito Federal. Além disso, os noivos precisam demonstrar hipossuficiência, ou seja, não ter recursos suficientes para custear um casamento convencional. Esse requisito é determinado por uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.
Outro ponto importante é que ambos os membros do casal devem ter pelo menos 18 anos completos até o dia 5 do mês corrente. Não deve haver qualquer impedimento legal que impeça o casamento, conforme previsto pelo Código Civil brasileiro. O processo de inscrição será encerrado assim que o número de 150 casais por cerimônia for atingido.
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Onde e como fazer a inscrição
Os casais podem realizar as inscrições para o Casamento Comunitário de 2025 presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, nos seguintes locais:
- Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte)
- Na Hora (Setor Cultural Norte, plataforma inferior da Rodoviária de Brasília)
- Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II)
- Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9)
- Em todas as edições do programa GDF + Perto do Cidadão (às sextas e aos sábados)
Os casais devem apresentar pessoalmente os documentos necessários. A Sejus-DF divulgará a lista final dos casais contemplados dois meses antes de cada cerimônia.
Preparativos para a cerimônia
O processo do Casamento Comunitário envolve várias etapas. Após a inscrição, os casais serão orientados sobre a entrega da documentação nos cartórios e participarão de um encontro preparatório, que inclui o ensaio geral da cerimônia. Se algum casal desistir ou tiver problemas com a documentação, a Sejus-DF chamará novos casais da lista de espera, desde que haja tempo hábil para a habilitação no cartório.
Contato e mais informações
Para mais informações sobre o processo de inscrição ou dúvidas sobre o evento, os interessados podem entrar em contato com a Sejus-DF através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 2244-1347 e (61) 2244-1349.