A plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), será utilizada pelos Correios para beneficiar cerca de 85 mil empregados e empregadas da estatal. O objetivo da iniciativa é promover a educação financeira, incentivando o uso consciente do crédito, além de introduzir conceitos como planejamento financeiro e controle de gastos. A palavra-chave central desse esforço é a busca por hábitos financeiros saudáveis entre os trabalhadores, que poderão melhorar sua capacidade de gestão de finanças pessoais.
Parceria entre Febraban e Correios fortalece educação financeira
O acordo de cooperação, assinado em Brasília nesta terça-feira (15/10), prevê a distribuição de conteúdos da plataforma Meu Bolso em Dia aos funcionários dos Correios. Esse movimento reforça o compromisso da Febraban com a educação financeira, proporcionando ferramentas para que os trabalhadores façam um melhor planejamento de suas finanças pessoais. Termos como orçamento familiar, organização financeira, e até mesmo dicas sobre como economizar dinheiro serão abordados nos materiais disponibilizados nesta parceria entre a Febraban e Correios.
Segundo Amaury Oliva, diretor executivo da Febraban, a inclusão financeira e a prevenção do superendividamento são papéis importantes dos bancos na sociedade. Ele destaca que cidadãos com maior consciência financeira produzem efeitos positivos para a economia.
Ferramentas de reequilíbrio financeiro disponíveis na plataforma
A plataforma Meu Bolso em Dia oferece diversas ferramentas para quem deseja melhorar sua saúde financeira. Entre elas, estão recursos para renegociar dívidas e criar uma reserva de emergência. Um dos destaques é o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), que fornece um diagnóstico personalizado da situação financeira de cada usuário. Com essas informações, a parceria Febraban e Correios ajuda a sair das dívidas e planejar melhor o futuro financeiro, tornando o processo de organização mais simples e eficiente.
Desenvolvida com apoio do Banco Central (BC), a plataforma se adapta a diferentes perfis e oferece trilhas de aprendizagem que cobrem desde o planejamento financeiro para aposentadoria até orientações para quem deseja iniciar nos investimentos. Além disso, é uma ferramenta gratuita, usando inteligência artificial para fornecer recomendações personalizadas sobre o uso consciente do crédito e gestão de dívidas. Essa é mais uma contribuição relevante da cooperação entre a Febraban e os Correios.