É possível receber a restituição do Imposto de Renda 2024 por depósito bancário ou via Pix. Os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida ou pela restituição por Pix terão prioridade no recebimento
A Receita Federal só aceita o CPF como chave Pix. O motivo é simples: a primeira informação solicitada pelo programa ao iniciar uma declaração é o CPF. Quem digita errado não consegue prosseguir com a declaração, eliminando a chance de erro.
Após iniciar ou abrir sua declaração, informe a chave Pix na tela “Início”, no quadro “Imposto a Pagar”, no campo “Informações bancárias”. Nessa área, a opção de usar a chave Pix só estará disponível para quem já tem uma chave cadastrada com o CPF
Se preferir, informe a chave Pix ao final do processo, antes de clicar em “Enviar” para entregar a declaração. No último passo, você deve inserir ou confirmar os dados bancários, podendo optar pelo Pix nesse momento.
Leia também:
Restituição do IR para RS ultrapassa R$ 1,1 bi
Confira o passo a passo:
1. Abra o aplicativo do seu banco em seu smartphone ou tablet;
2. Entre a área de Transferências, e procure a opção Pix;
3. Procure a opção para criar uma chave Pix;
4. Selecione no tipo de chave o “CPF”, e preencha o número do documento;
5. Confirme as informações junto ao seu banco.
IMPORTANTE:
O prazo para entrega da declaração vai até 31 de maio de 2024, na próxima sexta-feira.
Imposto de Renda
O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo sobre os rendimentos de pessoas físicas e jurídicas. Ele incide sobre salários, aluguéis, investimentos, pensões, e outros tipos de rendimentos obtidos ao longo do ano. No Brasil, a responsabilidade pela administração e fiscalização do Imposto de Renda é da Receita Federal.
A declaração do Imposto de Renda é um processo no qual os contribuintes informam à Receita Federal todos os seus rendimentos, despesas dedutíveis, bens e direitos. A declaração pode ser feita de duas formas: Declaração Simplificada ou Declaração Completa.