Bia Ferreira, bicampeã mundial no boxe olímpico, não hesitou em buscar o título profissional. Neste sábado, em Liverpool, ela enfrentou a argentina Yanina Del Carmen Lescano pela disputa do cinturão da Federação Internacional de Boxe (IBF) e emergiu vitoriosa. O confronto foi interrompido no sexto round devido ao excessivo sangramento da oponente, encerrando a batalha.
Essa conquista representa o primeiro passo de Bia rumo ao seu ambicioso objetivo de 2024: tornar-se a primeira atleta a ser campeã mundial no boxe profissional e ganhar uma medalha olímpica no mesmo ano. Em julho, ela se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 como favorita ao ouro na categoria até 60 kg.
“Estou muito feliz. Alcancei o objetivo, mas a luta não saiu como planejamos. Agora, a meta é ser campeã olímpica. Prometo que a próxima luta será melhor”, afirmou Bia Ferreira, insatisfeita com sua performance, especialmente nos três primeiros rounds do confronto.
“Não estava distraída [por causa da Olimpíada]. Estava focada no cinturão. I love Liverpool”, arriscou-se a dizer em inglês. “Brasil, representei. Estou levando para casa mais um título mundial. Obrigada pela força e energia. Missão dada é missão cumprida. Com certeza, é o primeiro de muitos!”, prometeu.
O duelo iniciou com um primeiro round de estudos, no qual Lescano saiu ligeiramente à frente na troca de golpes. No intervalo, o técnico Mateus Alves chamou a atenção de Bia Ferreira. “Jogue mais embaixo [da linha de cintura] e mantenha-se atenta na defesa”, alertou.
Bia voltou com mais intensidade no segundo round, conectando uma boa sequência de golpes, incluindo uma forte esquerda no queixo da adversária. Porém, no terceiro assalto, a brasileira baixou a guarda em alguns momentos, sofrendo alguns golpes. “Você está desatenta na defesa e se expondo demais. Você precisa impor seu jogo”, repreendeu Mateus Alves.
Após mais uma instrução do treinador, Bia Ferreira ganhou ritmo na luta. Com golpes fortes na linha de cintura, percebeu a vulnerabilidade da argentina e partiu para o ataque. No quinto round, dominou completamente, fazendo o supercílio de Lescano sangrar.
No sexto round, Bia Ferreira continuou a castigar a oponente, que começou a sangrar profusamente. Diante disso, o árbitro interrompeu a luta e, após avaliar o estado de Lescano, declarou Bia como a vencedora, concedendo-lhe seu primeiro cinturão na carreira.
Receba últimas informações do Boa Notícia Brasil no seu WhatsApp. Esteja sempre atualizado! Basta acessar: CLIQUE AQUI!