O diretor do documentário Sem Chão , Hamdan Ballal, foi libertado pelo exército de Israel. A confirmação foi feita por Yuval Abraham, codiretor do filme vencedor do Oscar, que retrata os impactos da guerra em Gaza. Após horas detidas, Ballal está no caminho de casa para reencontrar sua família.
A notícia da divulgação foi compartilhada por Abraham nas redes sociais. Ele destacou que Ballal passou a noite sob custódia, mas agora está livre. O intervalo com a solução se soma à repercussão internacional gerada pelo filme, que tem sensibilizado o público sobre a situação dos palestinos.
Diretor do documentário Sem Chão é libertado e reencontra a família
Hamdan Ballal foi detido na delegacia de Kiryat Arba, na Cisjordânia. Segundo informações divulgadas por seus representantes, ele esteve algemado e vendido durante o período em que esteve detido. Sua defensora, Leah Tsemel, conseguiu contato com o pesquisador após várias tentativas.
Apesar da situação da detenção, a liberação de Hamdan Ballal representa um sinal positivo em meio ao cenário de tensão. O retorno ao convívio familiar é uma alegria para seus amigos, colegas de produção e apoiadores do documentário, que acompanham de perto os desdobramentos do caso.
Liberação ocorre após repercussão internacional
O documentário Sem Chão ( No Other Land ) recebeu destaque mundial ao vencer o Oscar. A liberação do diretor do documentário, acontece dias após o aumento da visibilidade da obra, que denuncia as consequências do conflito na Faixa de Gaza.