Os gatos ocupam um lugar especial na vida de muitas pessoas. De caráter independente, olhar cativante e movimentos precisos, esses animais são companheiros que encantam os lares ao redor do mundo. Em reconhecimento a essa relação especial, celebramos o Dia do Gato três vezes por ano!
Por que celebramos o Dia do Gato?
O Dia do Gato é comemorado em três datas diferentes ao longo do ano, cada uma com sua razão particular. A primeira celebração ocorre em 20 de fevereiro, em homenagem ao gato Socks, adotado pela filha do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton. Socks viveu na Casa Branca e conquistou uma legião de fãs. Após sua morte, as pessoas estabeleceram essa data para homenagear todos os felinos.
- Paraíso dos gateiros: conheça o Gato Café, no Rio de Janeiro
- Onça-parda é devolvida à natureza após atropelamento
- Calor intenso: veja como proteger seus pets das altas temperaturas
- Família se emociona ao reencontrar gato desaparecido há 5 anos
- Gata viaja 1,1 mil quilômetros em caixa da Amazon
Além dessa, temos o Dia Internacional do Gato em 8 de agosto. O Fórum Internacional para o Bem-Estar Animal escolheu essa data em 2002. No hemisfério norte, agosto marca o auge da fertilidade dos gatos, sendo um período propício para sensibilizar a população sobre a importância da esterilização, a fim de evitar a superpopulação dos felinos.
A ativista Colleen Paige instituiu, nos Estados Unidos, a data de 29 de outubro como o Dia Nacional do Gato. Ela criou essa data para incentivar a adoção de gatos, especialmente aqueles que vivem em abrigos, e aumentar a conscientização sobre o bem-estar dos felinos.
Como celebrar essas datas?
Não importa qual data você escolher para celebrar, o importante é demonstrar seu carinho e gratidão pelo companheirismo do seu gato. Algumas ideias para tornar esse dia especial incluem presentear seu felino com petiscos, oferecer uma nova cama ou brinquedo, e até mesmo passar mais tempo brincando com ele. Essas são maneiras de mostrar o quanto você valoriza sua presença.
Se você pensa em adotar um novo companheiro, essa pode ser a ocasião perfeita para essa decisão. Muitos gatinhos sem raça definida, de diversas idades, aguardam um lar nos abrigos e podem se tornar excelentes companheiros.
Independentemente do dia escolhido, aproveite para retribuir ao seu felino o amor e a alegria que ele traz para sua vida. Com certeza, ele ficará feliz com a atenção extra, ainda que não entenda exatamente o motivo da comemoração.