Uma onça-parda foi devolvida à natureza após ferida por ter sofrido um atropelamento. O acidente ocorreu em fevereiro deste ano, em Minas Gerais, e o animal recebeu todos os cuidados no Zoo de Belo Horizonte. O felino, uma espécie ameaçada de extinção, foi resgatado e encaminhado para tratamento após o acidente.
A onça chegou ao Zoo apresentando ferimentos decorrentes do atropelamento, exigindo cuidados imediatos da equipe de veterinários e biólogos responsáveis pelo seu tratamento. Equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) também fizeram um acompanhamento do caso.
Tratamento
Por conta do acidente, a onça precisou passar por uma cirurgia ortopédica de alta complexidade no Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube). O processo foi realizado com o objetivo de corrigir uma fratura no osso da coxa da pata traseira esquerda. A cirurgia foi bem sucedida e então, o animal seguiu para o Zoológico de Belo Horizonte, onde foi feita sua recuperação.
O espaço na capital mineira foi escolhido devido à experiência da equipe no cuidado com esses animais, tanto na área de Medicina Veterinária, como na biologia e manejo.
Reintrodução à natureza
Agora, depois da sua reabilitação, o animal está sendo devolvido aos poucos ao seu habitat natural. Durante esse processo, a onça será monitorada por um equipamento (colar) colocado antes de sua saída do Zoo.