Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Gestão responsável: Globo revela avanços em metas ESG para 2030

Globo divulga progressos em suas metas ESG com ênfase em diversidade e práticas ambientais
ESG da Globo. (Foto: Divulgação/Estúdios Globo)

Manuel Belmar, CFO da Globo, destaca a integração das metas ESG à estratégia corporativa da empresa. “Não temos uma área ESG isolada, mas um plano que permeia todas as áreas da companhia”, explicou em entrevista ao Exame. Essa abordagem transversal visa alinhar os objetivos de sustentabilidade com as operações diárias da empresa.

Diversidade e inclusão

Em 2023, a Globo realizou progressos na diversidade e inclusão, com 72% das novas contratações identificando-se como parte de grupos sub-representados. Desses, 46% são mulheres e 46% são pessoas negras. A empresa também viu um aumento de 10% na representatividade de atores negros em papéis principais, em comparação com o ano anterior, alcançando uma representatividade de 37% em suas dramaturgias.

ESG da Globo: iniciativas ambientais

No campo ambiental, a Globo reduziu a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários de 37,7% para 17,4%, graças a parcerias estratégicas como com a Reurbi para o descarte correto de eletroeletrônicos. Além disso, a empresa alcançou uma redução de 17% nas emissões de CO2 comparado a 2019 e aumentou o uso de energia renovável de 97% para 99,5%.

A introdução do Guia de Produções Verdes nos Estúdios Globo reflete o esforço da empresa em adotar práticas sustentáveis na produção de conteúdo. Este guia, que agora será estendido às produções de esporte e jornalismo, tem inspirado outras produções, até mesmo no Canadá.

“Se a Globo fosse uma cidade, considerando o número de pessoas, estaria entre os maiores municípios brasileiros. Por isto, é essencial melhorarmos as práticas ambientais. Na gestão de resíduos, por exemplo, 80% era enviado para aterro sanitário legalizado há quatro anos. Em 2023, isto mudou para 17,4%”, afirma Belmar.

Governança e combate a fake news

Belmar também ressaltou as ações robustas de governança, incluindo esforços significativos para combater as fake news e a pirataria. Em 2023, a empresa ajudou a derrubar 2.576 sites de transmissão ilegal, além de fortalecer seu Plano Estratégico de Segurança da Informação.

Educação e responsabilidade social

Além disso, o compromisso com a educação é evidenciado pelo apoio da Globo ao Educa 2030 do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, focando na universalização de uma educação diversa e alinhada à Agenda 2030. Ações como o Movimento LED enfatizam esse compromisso, incentivando a participação de educadores, estudantes e empreendedores.

“Ainda é cedo para falarmos de revisões, mas este é um plano vivo, que seguirá para que tenhamos os objetivos cumpridos o quanto antes”, promete o CFO.

Últimas noticias