A Europa é reconhecida por sua rica biodiversidade, que inclui predadores imponentes e uma fauna diversificada. Com grandes extensões de natureza selvagem, a região oferece uma alternativa atraente aos tradicionais destinos de praia. Mais do que nunca, a vida selvagem europeia conta com o suporte do turismo para sua conservação. Projetos de rewilding (conservação e integração na natureza) buscam revitalizar áreas onde a biodiversidade tem declinado, conforme apontado pela Agência Europeia do Ambiente. Veja aqui, 6 destinos de turismo sustentável para observar a flora e a fauna europeia:
Escócia: Terras Altas e Ilhas
Na Escócia, as Terras Altas e as Ilhas apresentam um cenário promissor para o turismo sustentável. Observar baleias, golfinhos e aves marinhas durante um pequeno cruzeiro são atividades que contribuem economicamente para a conservação local. Segundo Peter Cairns, diretor da Scotland: The Big Picture, a reintrodução de espécies como castores e linces tem sido crucial para o rewilding da região.
Turismo sustentável na Romênia
Os Cárpatos do Sul na Romênia abrigam uma das últimas grandes áreas selvagens da Europa. A região é conhecida pela sua população robusta de ursos pardos, lobos e linces. A Foundation Conservation Carpathia lidera esforços para transformar este local em um santuário de biodiversidade semelhante ao Yellowstone americano. A Travel Carpathia oferece pacotes de quatro dias que ajudam a financiar essas iniciativas.
Portugal: Açores
Nos Açores, o turismo de observação de baleias destaca-se pela responsabilidade ambiental. Durante a migração para o norte, as baleias-azuis podem ser avistadas em abundância, especialmente entre abril e maio.
Noruega: Svalbard
Svalbard, no Ártico norueguês, é conhecido pela sua população de ursos polares, que supera o número de residentes humanos. Viagens de barco pela Aqua Firma focam em minimizar a pegada de carbono, em resposta aos rápidos efeitos das mudanças climáticas na região.
Groenlândia: turismo de baixo impacto
A Groenlândia atrai aventureiros com suas paisagens de gelo e tundra. A preservação dos ambientes naturais e a regulamentação do turismo são prioridades para o Visit Greenland, que também destaca o país como um ponto de observação ideal para a aurora boreal.
País de Gales: exploração sustentável
Com um enfoque em sustentabilidade, o País de Gales foi reconhecido pela Lonely Planet por suas inovações em transporte e turismo ecológico. A rede ferroviária expandida e as novas opções de alimentação, como o Grub Kitchen em St Davids, oferecem experiências únicas de interação com a natureza local.