Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Quer evitar o envelhecimento? A ciência tem uma solução

Novo estudo revela que exercícios reduzem lipídios associados ao envelhecimento.
evitar o envelhecimento

A busca por evitar o envelhecimento pode estar mais acessível do que imaginamos. Segundo uma pesquisa recente do Amsterdam University Medical Center, exercícios físicos podem ser a chave para reverter sinais de envelhecimento ao longo da vida.

Combate ao envelhecimento através do exercício

O acúmulo de lipídios nos tecidos musculares é um marcador conhecido do envelhecimento. No entanto, estudos recentes indicam que as atividades físicas podem não só evitar, mas reverter o envelhecimento. Riekelt Houtkooper, professor em Amsterdã, destaca que entender esse mecanismo abre novas portas para tratamentos rejuvenescedores. “A ideia de que poderíamos reverter o envelhecimento é algo que há muito é considerado ficção científica, mas estas descobertas permitem-nos compreender muito mais sobre o processo de envelhecimento“, disse o professor.

Evidências científicas

Publicada na revista Nature Aging, a pesquisa revelou que indivíduos que incorporam atividades físicas regularmente mostram menor acumulação de lipídios nos músculos. Essas práticas esportivas antienvelhecimento incluem desde caminhadas rápidas até exercícios aeróbicos mais intensos, todos contribuindo para um envelhecimento mais saudável.

Próximos passos na pesquisa

Embora os resultados sejam promissores, os cientistas planejam aprofundar os estudos para explorar outras intervenções possíveis além dos exercícios. A meta é desenvolver uma compreensão mais abrangente sobre como retardar ou mesmo reverter naturalmente o envelhecimento. A pesquisa sugere que adotar um estilo de vida ativo é fundamental não apenas para a saúde física, mas também como um potente antídoto contra o envelhecimento.

O melhor horário para se exercitar 

Os resultados de uma pesquisa realizada pelo Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney mostraram que indivíduos com obesidade acima de 40 anos que se exercitavam regularmente entre 18h e meia-noite tinham um risco menor de morte precoce e doenças relacionadas ao coração em comparação com aqueles que se exercitavam em outros horários do dia. Esta descoberta é particularmente relevante para aqueles que também sofrem de condições como diabetes.

Últimas noticias