Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Estratégias pedagógicas para transtorno de escrita

Este texto explora a disgrafia em crianças, destacando técnicas pedagógicas eficazes e a importância do reconhecimento precoce.

A disgrafia é um transtorno de escrita que afeta a habilidade de escrever de maneira coerente, muitas vezes deixando crianças e educadores frustrados. Segundo Mara Duarte, uma especialista no assunto, é crucial para os educadores identificar os sinais de disgrafia nas crianças para intervir apropriadamente. Sintomas como dificuldades de orientação espacial, confusão de letras, inversões, omissões de palavras, e falhas na associação de grafemas e fonemas são indicativos deste transtorno.

Estratégias de Intervenção

Mara Duarte enfatiza a importância de empregar técnicas pedagógicas para disgrafia que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de escrita. Atividades que estimulam a memória visual, a discriminação de grafemas, e exercícios de escrita que envolvem completar frases ou formar palavras são exemplos práticos de como os educadores podem auxiliar seus alunos. Estas estratégias não só ajudam a criança a melhorar sua escrita, mas também a aumentar sua autoconfiança.

Atividades Práticas

Dentre as atividades sugeridas por Duarte, destaca-se a importância de exercícios que envolvam a identificação de detalhes em figuras, montagem de imagens recortadas e a formação de palavras relacionadas a categorias como alimentos ou brinquedos. Tais atividades estimulam o cérebro de maneiras que podem ajudar a corrigir alguns dos desafios específicos enfrentados por crianças com disgrafia.

Formação Continuada para Educadores

Reconhecendo a necessidade de uma abordagem educacional especializada, o Grupo Rhema, sob a direção de Mara Duarte, oferece cursos destinados a educadores. Esses programas visam equipar os profissionais com técnicas pedagógicas para disgrafia, garantindo que eles possam oferecer o suporte necessário aos alunos com este transtorno. A abordagem prática desses cursos destina-se a preparar os educadores para identificar e intervir efetivamente nos casos de disgrafia em sala de aula.

Sobre Mara Duarte

Mara Duarte da Costa é uma voz na neuropedagogia, dedicada a ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem. Com uma carreira que inclui funções como diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Educação, Duarte tem contribuído para o campo da educação especializada.

Últimas noticias