Categoria Carreira Profissional

Mulheres ocupam 55% das vagas de estágio em 2023

Em 2023, 55% das vagas de estágio foram preenchidas por mulheres, a maioria no Sudeste e Sul, com média de idade de 22 anos.

Participe do nosso canal no WhatsApp
Um levantamento da Companhia de Estágios revelou um aumento nas vagas de estágio preenchidas por mulheres nos programas disponibilizados no Brasil. Durante o ano de 2023, as mulheres representaram 55% do total de estagiários contratados, superando a marca de 53% registrada em 2022. Essa tendência de crescimento destaca a importância de promover a equidade de gênero e a diversidade no ambiente corporativo desde os níveis de entrada, como observa Jéssica Gondim, gerente da Companhia de Estágios.

Exemplo de Sucesso e Diversidade

A história de Regiane Carvalho na Corteva Agriscience é um exemplo vivo do impacto positivo que programas de estágio focados na diversidade podem ter. Iniciando sua jornada como estagiária em 2022, ela encontrou um ambiente acolhedor e diverso, que valoriza as diferentes histórias de vida e experiências. Sua efetivação em abril de 2023 como Representante de Atendimento ao Cliente reforça o valor da inclusão no desenvolvimento profissional.

Demografia dos Estágios

Além da predominância feminina, o perfil demográfico das estagiárias em 2023 mostra que 58% se identificam como brancas e 38% como pretas ou pardas. A maioria reside no Sudeste do Brasil, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, seguidos pelos estados do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná, como as regiões com maior contratação de mulheres para estágios.

Este levantamento não só confirma a presença crescente de mulheres no mercado de trabalho desde o estágio, mas também ressalta a importância da diversidade e da inclusão para o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros talentos do país.