O Senado anunciou nesta quinta-feira (6) que as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres serão agraciadas com o Diploma Bertha Lutz. A honraria reconhece mulheres que se destacaram na defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil.
Reconhecimento pelo impacto cultural e social
Mãe e filha, ganharam destaque por suas contribuições ao cinema e à discussão histórica no país. Elas interpretam Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, primeira produção original do Globoplay. O longa retrata a história de Rubens Paiva, ex-deputado federal assassinado durante a ditadura militar, em janeiro de 1971.
Indicações históricas e prêmios conquistados
Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias do Oscar: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz. Fernanda Torres recebeu uma indicação pelo papel de Eunice Paiva, mas o prêmio ficou com Mikey Madison, por Anora.
Apesar da derrota na categoria de Melhor Atriz, o filme fez história ao garantir o primeiro Oscar para o Brasil. Além disso, acumulou outros 39 prêmios em festivais internacionais, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres e o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.
Únicas brasileiras indicadas ao Oscar de Melhor Atriz
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro são as únicas brasileiras que concorreram ao Oscar de Melhor Atriz. Montenegro foi indicada em 1999 por Central do Brasil, mas perdeu para Gwyneth Paltrow, que venceu pelo filme Shakespeare Apaixonado.
Homenagem no Senado
As indicações para o Diploma Bertha Lutz foram feitas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O reconhecimento reforça a importância das atrizes na cultura nacional e na luta por direitos históricos.