O Brasil conquistou destaque no cenário internacional ao ter o queijo brasileiro Passionata, produzido no oeste do Paraná, classificado entre os 10 melhores do mundo no World Cheese Awards 2024. A competição, considerada o “Oscar” dos queijos, avaliou quase 5 mil produtos de 47 países, e o Passionata ficou com a 9ª posição, além de ser eleito o Melhor Queijo da América Latina.
Queijo brasileiro Passionata
O Passionata é um queijo que combina a tradição com um toque tropical. Ele é maturado com infusão de maracujá e apresenta sementes da fruta na casca, trazendo um visual e sabor únicos. Desenvolvido no Biopark, em Toledo, Paraná, o queijo faz parte de um projeto que busca agregar valor ao leite produzido por pequenos e médios produtores da região. A queijaria Flor da Terra fabrica atualmente o Passionata e é responsável por sua comercialização.
- ONG Zoé é finalista de premiação global Impact Awards
- Brasil: Queijo Morro Azul é campeão mundial
- Queijo pode favorecer o envelhecimento saudável, aponta estudo
- “We are the world”: Conheça a história da noite que mudou o pop
- Aprenda a fazer pão de queijo, o sabor Brasileiro
O cenário do World Cheese Awards 2024
Os jurados avaliaram 4.786 queijos de 40 países na edição deste ano do World Cheese Awards, realizada em Viseu, Portugal. Os critérios de avaliação incluíram aparência, aroma, textura, sensação na boca e sabor. Apenas 14 queijos, incluindo o Passionata, chegaram à fase final.
O grande vencedor foi o Queijo de Ovelha Amanteigado, produzido em Portugal, seguido por outros destaques da Suíça, Itália e Estados Unidos.
Outros queijos brasileiros premiados
Além do Passionata, outros 35 queijos nacionais também conquistaram medalhas no evento. Entre os destaques estão o Soberano, da Queijaria Belafazenda (SP), premiado com Super Ouro, e o Gigante do Bosque Florido, do Capril do Bosque (SP), que recebeu medalha de ouro.