Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Dia dos Namorados: otimismo em 73% dos bares e restaurantes do Ceará

Bares e restaurantes do Ceará esperam aumento de até 30% nas vendas neste Dia dos Namorados, buscando rompimento para as dívidas acumuladas.
73% dos bares e restaurantes do Ceará esperam aumento nas vendas no Dia dos Namorados.

Para o Dia dos Namorados deste ano, três em cada quatro bares e restaurantes do Ceará esperam um aumento no faturamento em relação ao ano passado. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 73% dos entrevistados estão otimistas, com 71% deles esperando um incremento de até 30% nas vendas.

Desafios do setor de alimentação

O cenário atual dos bares e restaurantes no Ceará ainda é desafiador. De acordo com a Abrasel, 38% dos estabelecimentos não conseguiram ajustar seus preços nos últimos 12 meses, enquanto 52% ajustaram conforme ou abaixo da inflação. Apenas 10% conseguem ajustar os preços acima da inflação, o que demonstra as dificuldades enfrentadas pelo setor.

Endividamento de bares e restaurantes

A inflação alta e a manutenção dos preços levaram muitos bares e restaurantes a acumularem dívidas. Atualmente, 43% das empresas têm dívidas em atraso. Dentre esses, 80% são impostos federais, 67% estaduais, 33% têm empréstimos bancários, 40% estão em débitos com encargos trabalhistas e previdenciários, 33% devem por serviços públicos (água, gás, energia elétrica), 33% estão com taxas Municipais em atraso, 17% têm dívidas com fornecedores de insumos, e 30% estão com o aluguel atrasado.

Leia também: Descubra as emoções de Praga: o melhor do turismo na Europa

Expectativas para o Dia dos Namorados

Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará, espera que o Dia dos Namorados traga um rompimento para as finanças das empresas. “O momento é alarmante, considerando que quase metade dos empreendedores ainda tem dívidas, principalmente com impostos, sejam federais, estaduais ou municipais. Então essa perspectiva de aumento com o Dia dos Namorados vem numa época que esperamos que se concretize e traga realmente um rompimento nas contas, promovendo uma melhoria nas empresas que estão operando em prejuízo. O que se espera com esses dados é que esses estabelecimentos tenham um respiro e as dívidas, que ainda perduram desde a pandemia, consigam ser amenizadas”, comenta Righetto.

Desempenho recente do setor

Em abril, 42% das empresas do setor registraram prejuízo, 31% ficaram em equilíbrio e apenas 27% obtiveram lucro. Este panorama mostra a necessidade de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, para ajudar a equilibrar as contas e fomentar o crescimento das vendas.

Últimas noticias