Na quinta-feira (16), o prefeito de Maceió, JHC, lançou o programa Ecoletas. A iniciativa visa substituir veículos de tração animal por triciclos elétricos fornecidos pela Prefeitura.
O objetivo é conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos coletados. Para aderir ao programa, os carroceiros precisam passar por um treinamento e obter a CNH social que a Prefeitura fornece. Em troca, eles doam seus animais, coletam resíduos descartados irregularmente e levam os resíduos até um ecoponto para a destinação correta.
Benefícios e Implementação
Ao aderirem ao Ecoletas, os carroceiros receberão um salário mínimo e a Prefeitura os contratará. Moacir Teófilo, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), destacou que a coleta ocorrerá de maneira sustentável e ecológica, sem tração animal. A Prefeitura treinará e remunerará os “ecoletores”.
Leia Também:
Sustentabilidade e Infraestrutura
Expansão do Programa
JHC destacou que o Ecoletas é apenas o começo e que, a longo prazo, pretende-se estender o programa para os 300 carroceiros mapeados em Maceió. “Vamos começar por aqui e estamos assinando esse decreto para nos comprometermos com esses trabalhadores”, afirmou o prefeito.
Ao todo, serão 60 triciclos que serão liberados conforme a adesão dos profissionais. O prefeito JHC enfatizou a inovação e os benefícios do projeto, que alia sustentabilidade, tecnologia, qualidade de vida, bem-estar animal e dignidade dos trabalhadores.