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Educação inclusiva: conheça o projeto ‘Turma do Jiló’

Carolina Videira estabeleceu o projeto com o propósito de atuar nas escolas, visando a implementação e assegurando a educação inclusiva. Sua motivação surgiu após enfrentar dificuldades ao tentar matricular seu filho, que possui deficiência, e ouvir que ele não seria capaz de aprender. O projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU.

A Turma do Jiló surgiu em conjunto com o nascimento do primeiro filho de Carolina Videira, João, há 13 anos. Quando João tinha apenas 4 meses de idade, foi diagnosticado com uma síndrome rara. Apesar disso, aos 2 anos, ele foi matriculado em uma escola regular. Ao longo do percurso, enfrentaram desafios, mas o compromisso dos pais, aliado ao apoio da escola, foi essencial para o progresso de João.

Ele cresceu, floresceu e inspirou um sentimento de empatia nas outras crianças, que competiam para ajudá-lo com sua cadeira de rodas e outras atividades. O desenvolvimento de João validou a abordagem adotada e demonstrou que, com apoio e atenção adequados, qualquer criança poderia trilhar um caminho de desenvolvimento semelhante.

Nesse ponto crucial da jornada, os pais de João começaram a sentir o desejo não apenas de auxiliar seu filho, mas também de ajudar todos aqueles que necessitassem. A ideia ganhou impulso e foi transformada em realidade. Em 2015, nasceu a Associação Turma do Jiló, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover não apenas a inclusão escolar efetiva, mas também a valorização das crianças com e sem deficiência dentro do ambiente escolar.

Embora as crianças estejam no centro de nossas preocupações, toda a comunidade envolvida – professores, funcionários e familiares – beneficia-se de nosso programa e serviços de educação inclusiva, que visam aprimorar a experiência escolar como um todo.

 

Formação de Professores:

Através da capacitação de professores em educação inclusiva, da conscientização das famílias e do corpo docente sobre as diversas formas de deficiência, de atividades com os alunos enfocando a importância da diversidade e do fornecimento de orientação financeira às famílias, alcançamos resultados tangíveis que demonstram uma verdadeira transformação na vida das pessoas auxiliadas.

Eles operam em diversos municípios do Estado de São Paulo, em colaboração com o Ministério Público, e o objetivo é estender as atividades para todo o território nacional.

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