Segundo o Cielo do Varejo Ampliado, as vendas no varejo destinadas ao Dia das Mães aumentaram 6,8% em 2024 em comparação com 2023. O período comparativo do ICVA abrangeu de 6 a 12 de maio deste ano.
Quase todas as categorias dos setores considerados como “presenteáveis” registraram crescimento, com ênfase em cosméticos e higiene pessoal (+9,6%), óticas e joalherias (+9,4%), e móveis, eletrodomésticos e departamentais (+9.2%).
Durante o período examinado, observaram-se incrementos notáveis nos setores de supermercados e hipermercados (+15,8%), drogarias e farmácias (+13,1%), e recreação e lazer (+11,5%). Em 2024, as vendas físicas no varejo registraram um aumento de 7,3%, enquanto o comércio eletrônico teve um incremento de 2,3%.
Certas ocasiões, como o Dia das Mães, têm um apelo natural que facilita as vendas. Por isso, os varejistas têm a oportunidade e a responsabilidade de maximizar esses momentos criando campanhas promocionais que apelam às emoções e cativam os consumidores. “O Dia das Mães é uma oportunidade para oferecer negócios vantajosos – por meio de ofertas – e para estabelecer conexões duradouras”, destaca o especialista Evandro Lopes. Ele enfatiza a importância de estratégias que alcancem tanto os consumidores focados em relacionamentos duradouros quanto aqueles orientados por gratificações imediatas.
“Para atender a essa forte demanda, os varejistas tiveram que otimizar o gerenciamento de estoque, garantindo que os produtos mais procurados estejam disponíveis”, disse Lopes. Ele destaca ainda a importância de reforçar a equipe de vendas e de suporte ao cliente, tanto em lojas físicas quanto online, para proporcionar um alto nível de serviço ao cliente.
Evandro Lopes, docente da ESPM, aponta que o Dia das Mães foi a oportunidades para os varejistas se sobressaírem, como a elaboração de conjuntos de produtos complementares, a oferta de descontos especiais em categorias não diretamente ligadas ao presente adquirido, e estratégias para aumentar o valor médio das compras. “Oferecer um desconto especial em uma categoria de produtos não relacionada ao presente adquirido pode motivar o consumidor a aproveitar a oportunidade para fazer uma compra para si mesmo”, acrescenta.