Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Banco de Leite Humano já atendeu mais de 400 bebês

Segundo o relatório publicado pelo Banco Mato-grossense de Leite Humano, nos primeiros três meses deste ano, foram doados quase 780 litros de leite.

Durante o primeiro trimestre de 2024, a Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, sob coordenação da Secretaria de Estado de Saúde, ofereceu suporte a 414 bebês prematuros hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais.

Conforme o relatório divulgado pelo Banco Mato-grossense de Leite Humano, nos primeiros três meses deste ano, aproximadamente 780 litros de leite foram doados por 570 lactantes em sete unidades de coleta.

A quantidade de leite doado em 2024 demonstra um aumento de 37% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Adicionalmente, foram realizados 4.254 atendimentos individuais ou em grupo, acompanhadas 600 visitas domiciliares, e distribuídos 430 frascos de vidro para armazenamento e distribuição do leite.

Como posso doar?

Para realizar uma doação, é fundamental que todas as mulheres ou pessoas que amamentam estejam em bom estado de saúde e não estejam utilizando medicamentos ou substâncias contraindicadas durante o período de amamentação.

No estado de Mato Grosso, há sete locais de coleta disponíveis. Em Cuiabá, a doação pode ser realizada no Hospital Geral, Hospital Júlio Muller, Hospital e Maternidade Femina e Hospital Santa Helena.

Em Rondonópolis, as mães interessadas em doar leite devem dirigir-se à Santa Casa de Misericórdia. Em Tangará da Serra, a unidade de coleta está localizada no Hospital Santa Ângela, e em Lucas do Rio Verde, no Hospital São Lucas.

Sobre o Banco de Leite materno no Brasil

Embora muitas pessoas não estejam cientes disso, o Brasil possui, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior e mais elaborada Rede de Bancos de Leite Humano do mundo.

A expertise da Rede Global de Bancos de Leite Humano do Brasil (rBLH-BR) é compartilhada com 22 países das Américas, África e Europa, em um programa estabelecido pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O modelo de banco de leite brasileiro é aclamado globalmente por seu desenvolvimento tecnológico pioneiro, que combina baixo custo operacional e alta qualidade.

Outro destaque é a capacidade de distribuir o leite humano de acordo com as necessidades individuais de cada bebê, o que contribui significativamente para a redução da mortalidade neonatal.

 

MAT'ÉRIAS RELACIONADAS

Últimas noticias