Em Garanhuns, Pernambuco, mestres artesãos estão inovando ao transformar madeira de podas de árvores em verdadeiras obras de arte. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unidade Regional do Sebrae/PE no Agreste Meridional e a Prefeitura de Garanhuns, que juntos desenvolvem um projeto para valorizar o artesanato local e incentivar práticas sustentáveis.
Criatividade e sustentabilidade de mãos dadas
O projeto, que começou em março deste ano, permite que artesãos como José Sérgio e Zemar Vilela reaproveitem madeiras que seriam descartadas. “Temos grandes mestres artesãos que trabalham com madeira e, frequentemente, a Prefeitura faz um trabalho de corte preventivo de galhos e árvores. Junto com os artesãos, nós fomos ao depósito onde esse material é guardado e vimos que alguns tipos de madeira poderiam ser aproveitados e fechamos essa parceria, reduzindo os custos de produção”, explica Gerlane Melo, analista do Sebrae/PE.
Transformação da madeira em arte
José Sérgio Pereira dos Santos, um dos beneficiados, transforma essa madeira em arte popular rústica. “Já pego uma madeira pronta para trabalhar, isso adianta muito o meu trabalho, aproveito cerca de 80% desse material. É uma parceria muito boa, me ajuda e ajuda a arte””, conta o artesão, que produz duas peças diariamente utilizando ferramentas simples como facão e machadinha.
Zemar Vilela, outro mestre envolvido, destaca a economia proporcionada pelo projeto. “Essa parceria é muito importante porque a gente usa essa madeira e fica mais fácil. Antes a gente tinha que pegar nos sítios, de árvores mortas, e isso tem um custo bem alto. Uso a madeira principalmente na forma do corpo e o resto eu complemento com sucatas e engrenagens como parafusos e porcas”, explica Vilela.
Compromisso com o meio ambiente
Além de apoiar os artesãos, a iniciativa também tem um forte componente ambiental. “Essa madeira é oriunda de podas e cortes preventivos de árvores, para evitar transtornos ou acidentes. Além de aproveitarmos essa madeira, para cada árvore que precisa ser cortada plantamos dez mudas”, informa Neilton Falcão, secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns.