O Cometa do Diabo, conhecido cientificamente como 12P/Pons-Brooks, promete um espetáculo no céu brasileiro a partir deste domingo (21), quando estará mais próximo do Sol. Este cometa, que completa uma órbita ao redor do Sol a cada 71 anos, foi descoberto em 1812 e tem intrigado astrônomos e entusiastas desde então.
De acordo com o Observatório Nacional, o cometa será visível no Brasil, particularmente nos estados do Nordeste, que já registram sua presença desde o dia 7 de abril. O astrônomo Dr. Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, informa que a observação do cometa pode ser variável, pois seu brilho é imprevisível. Recomenda-se o uso de binóculos ou telescópios para uma melhor visualização, especialmente em áreas com pouca iluminação artificial.
O melhor horário para observar o Cometa do Diabo será logo após o pôr do sol, entre 17h40 e 18h30. Observadores devem olhar em direção ao horizonte oeste. Nos primeiros dias, o cometa estará localizado abaixo da constelação de Touro, movendo-se posteriormente para abaixo da constelação de Órion ao longo de maio.
Além disso, a visibilidade do cometa pode ser desafiadora no dia 23 de abril devido à Lua cheia. A luz intensa da lua pode ofuscar objetos celestes mais fracos, como cometas. Portanto, as melhores oportunidades para observação serão nos dias que antecedem ou sucedem imediatamente a Lua cheia.
O cometa também será visível em outras regiões do Brasil, com melhores condições de visibilidade nos estados mais ao norte, onde o horizonte oeste é mais desimpedido. Locais elevados e áreas afastadas das grandes cidades, onde a poluição luminosa é reduzida, oferecem as melhores condições para observação.
Eliot Herman, astrônomo amador e professor aposentado da Universidade do Arizona, relata que o cometa tem mostrado atividade criovulcânica intensa, com explosões que permitem sua observação até sem telescópios em alguns casos. “O cometa foi bastante noticiado após explosões que formaram a aparência de um ‘demônio com chifres’. No último Halloween, observamos uma explosão substancial que sinalizou um aumento na atividade do cometa”, compartilha Herman.
O cometa continuará sua jornada pelo espaço, e a maior próxima aproximação com a Terra ocorrerá em junho, quando estará cerca de 232 milhões de quilômetros de distância. Mesmo assim, a observação ainda será possível com equipamento adequado, embora o cometa esteja menos visível devido à maior distância do Sol.
Esta é uma oportunidade única para observar um dos fenômenos mais intrigantes do universo. A próxima visita do Cometa do Diabo está prevista somente para 2095, portanto, aproveite para testemunhar este raro evento celestial enquanto há tempo.
Receba últimas informações do Boa Notícia Brasil no seu WhatsApp. Esteja sempre atualizado! Basta acessar: CLIQUE AQUI!