Um estudo recente publicado na BMJ Open destacou a importância da atividade física na promoção de um sono de qualidade. Os pesquisadores descobriram que realizar exercícios físicos de duas a três vezes por semana está vinculado a uma menor incidência de insônia a longo prazo. Além disso, foi observado que essas práticas auxiliam na obtenção das 6 a 9 horas de sono recomendadas por noite.
A pesquisa avaliou os efeitos da frequência, duração e intensidade dos exercícios físicos semanais em adultos de meia-idade em nove países europeus. O estudo contou com a participação de 4.399 indivíduos, cujos dados foram obtidos da Pesquisa de Saúde Respiratória da Comunidade Europeia. Os participantes forneceram informações sobre seus hábitos de exercício físico no início do estudo e dez anos após.
Os dados indicaram que os indivíduos que se exercitavam pelo menos duas vezes na semana, por uma hora ou mais, foram considerados ativos fisicamente. Durante a década de acompanhamento, 37% dos participantes se mantiveram inativos, enquanto 18% passaram a ser ativos. Além disso, 20% dos participantes se tornaram inativos e 25% se mantiveram ativos durante todo o período do estudo.
Após ajustes para variáveis como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), hábito de fumar e região de residência, observou-se que os indivíduos consistentemente ativos tinham 42% menos probabilidade de ter dificuldades para dormir, 22% menos chances de apresentar sintomas de insônia e 40% menos risco de ter dois ou três sintomas relacionados ao distúrbio do sono.
Adicionalmente, o estudo apontou que os participantes sempre ativos tinham 55% mais probabilidade de ter um padrão de sono normal, 29% menos chance de experimentar sono curto (menos de seis horas) e 52% menos probabilidade de ter sono longo (mais de nove horas).
Entre os indivíduos que se tornaram ativos ao longo dos dez anos, as chances de ter um sono normal eram 21% maiores em comparação com aqueles que permaneceram inativos. Os autores do estudo enfatizaram a relevância da consistência nos exercícios físicos ao longo do tempo para obter esses benefícios. Eles afirmaram, “Os nossos resultados estão em linha com estudos anteriores que demonstraram o efeito benéfico da atividade física nos sintomas de insônia, mas o estudo atual mostra adicionalmente a importância da consistência no exercício ao longo do tempo.”