A Liga Solidária, uma respeitada organização sem fins lucrativos, lança o Ateliê Solidário, um projeto inovador destinado a mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade social e desemprego. Diante de uma taxa de desemprego de 9,2% entre mulheres no Brasil em 2023, a iniciativa surge como uma luz de esperança, promovendo a geração de renda por meio da costura para aquelas que possuem o conhecimento técnico, mas não têm acesso a equipamentos.
Costura para mulheres: estrutura e apoio
O projeto conta com uma infraestrutura bem equipada, incluindo seis máquinas retas, 14 caseiras, duas overloques e uma de bordado, oferecendo a oportunidade para que 20 mulheres do Distrito Raposo Tavares aprimorem suas habilidades em costura. Funcionando todas as segundas-feiras, das 9h às 16h, o ateliê não exige inscrição prévia, e uma nova turma está prevista para começar em agosto de 2024.
Parceria com Adar Tecidos
A qualidade e a expansão do Ateliê Solidário foram possíveis graças ao apoio da Adar Tecidos, permitindo não só a qualificação do atendimento mas também a ampliação do número de beneficiadas. Este apoio reforça o compromisso da iniciativa com a qualificação profissional e a sustentabilidade financeira das participantes.
Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Alinhando-se ao ODS 8 da Agenda 2030 da ONU, que visa promover o crescimento econômico sustentável e trabalho decente para todos, a Liga Solidária, por meio do Ateliê Solidário, reafirma seu compromisso com a dignidade humana e a autonomia das pessoas em situação de alta vulnerabilidade social.
Sobre a Liga Solidária
Fundada em 1923, a Liga Solidária é uma organização da sociedade civil que atua em diversas frentes, incluindo educação, cidadania e longevidade, beneficiando mais de 24.000 indivíduos de todas as idades. Com ações concentradas no Complexo Educacional Educandário Dom Duarte e em outras regiões de São Paulo, a organização se dedica a transformar vidas através de seus 9 programas socioeducativos.