O Boticário, renomada marca brasileira de beleza, está inovando mais uma vez. Iniciou-se no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, um projeto piloto de reciclagem que promove uma troca vantajosa para os consumidores conscientes. Então, até maio, quem comparecer à loja poderá trocar uma embalagem vazia de qualquer perfume da marca por um novo, com 20% de desconto na fragrância Floratta Blue.
A iniciativa tem como objetivo principal conscientizar os consumidores sobre a importância do descarte adequado das embalagens após o uso. Além disso, a empresa visa contribuir para a preservação do meio ambiente. Para participar, basta levar um frasco vazio de vidro de qualquer perfume do Boticário e efetuar a troca por um novo de 50ml ou 75ml. Os funcionários abastecem o produto na hora com o desconto oferecido.
As regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impedem a recarga do perfume na mesma embalagem levada. No entanto, a empresa afirmou que as embalagens coletadas serão encaminhadas para as unidades do Boti Recicla, onde serão reaproveitadas na produção de mobiliários e decorações para lojas sustentáveis.
Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do Grupo Boticário, destaca a relevância desse projeto, mencionando que a complexidade na separação dos materiais muitas vezes impede a reciclagem adequada de embalagens de vidro. Assim, a devolução das embalagens vazias permite dar continuidade ao ciclo de reciclagem e reutilização dos materiais descartados, com o engajamento dos consumidores na ação.
Após seis meses, a marca irá avaliar a possibilidade de expandir o projeto para outras localidades e aumentar o número de fragrâncias disponíveis para troca. O projeto piloto, segundo o diretor do grupo, está alinhado à missão da marca de aplicar os princípios dos 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.
Iniciativas
Essa não é a primeira iniciativa sustentável do Boticário. Em 2022, a empresa implementou uma medida similar, oferecendo a venda a granel de shampoo e condicionador das linhas Match em suas lojas. Na época, a empresa também disponibilizava estações de reciclagem para embalagens usadas.