A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) marcou a celebração dos 20 anos da Junior Achievement Ceará (JA Ceará) em clima de homenagem. O evento ocorreu nesta quinta-feira (27/11), na Mansão Macêdo, em Fortaleza. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, recebeu reconhecimento pelo apoio contínuo às iniciativas de educação empreendedora.Além disso, o encontro reuniu lideranças empresariais, políticas, educacionais e da comunicação, reforçando a relevância da instituição.
A festa em que a FIEC recebeu a homenagem destacou também a trajetória de Jorge Gerdau Johannpeter, idealizador da JA no Brasil. Ele foi o grande homenageado da noite. Ao mesmo tempo, a presença de Igor Queiroz Barroso, presidente do Conselho Consultivo da JA Ceará, reforçou o simbolismo da data. Além disso, a participação de Aline Ferreira, presidente do Conselho Diretor, ampliou a força da celebração.
Homenagem da FIEC na Junior Achievement Ceará
Criada em 2005, a Junior Achievement Ceará já alcançou 645 mil alunos em 139 municípios. A instituição atua por meio de 427 escolas e centros educacionais. Enquanto isso, seus programas incentivam competências socioemocionais e educação empreendedora, além de integrar tecnologia aos conteúdos. A JA contribui com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que reforça seu impacto social.
Durante o momento do reconhecimento da fiec, Ricardo Cavalcante destacou a importância da JA na formação de jovens talentos.
“A JA tem contribuído muito para o Ceará; não é à toa que estamos unidos apoiando a instituição pelo trabalho e entrega que ela desenvolve”, afirmou.
Logo depois, ele ressaltou o efeito dos programas na vida dos jovens. “A gente vê jovens de 13 e 14 anos com enorme capacidade para determinadas áreas. Esse talvez seja o grande legado da JA: abrir a mente e o coração desses jovens para um futuro mais estruturado.”
A solenidade em que a FIEC recebeu a homenagem também reconheceu outras personalidades cearenses ligadas à educação e à inovação. Entre os presentes estavam Pedro Englert, presidente do Conselho da JA, e o ex-presidente da FIEC, Beto Studart. Além disso, o diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, participou da celebração. Por fim, a cerimônia contou ainda com Ruy Ceará e representantes do ecossistema de desenvolvimento humano do estado.
