Categoria Cultura

Met Gala 2025 celebra o estilo negro e a alfaiataria como expressão cultural

O Met Gala 2025 celebra o estilo negro com o tema “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), destacando a alfaiataria como expressão cultural.

Nesta segunda-feira, 5 de maio, o Met Gala 2025 reúne celebridades e personalidades influentes no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Em outras palavras, conhecido como o “Oscar da moda”, o evento celebra a criatividade na alta-costura, com o tema “Superfine: Tailoring Black Style” (Ultrafino: A Alfaiataria do Estilo Negro). Logo, a proposta reconhece a importância da moda negra na construção de identidade, estética e poder social.

O tema “Superfine”: o estilo como afirmação

A princípio, inspirado no livro Slaves to Fashion, de Monica L. Miller, o tema do Met Gala 2025 mergulha na história e na simbologia do vestuário sob medida na cultura negra. A alfaiataria é apresentada não apenas como tendência, mas como uma ferramenta de resistência e sofisticação na diáspora africana.

Além disso, a exposição que acompanha o baile será aberta ao público no dia 10 de maio, apresentando obras, roupas e fotografias em 12 seções temáticas, como “Propriedade”, “Liberdade” e “Beleza”.