Categoria Destaque

Cimento Apodi reforça desenvolvimento sustentável com projeto científico de carnaúba

A Cimento Apodi se destacou em dois eventos científicos em Fortaleza ao apresentar seu projeto de biomassa da carnaúba, desenvolvido em Quixeré (CE). A iniciativa alia inovação à sustentabilidade, gera renda para pequenos agricultores e fortalece a cadeia produtiva local. Ao lado de universidades, governo e sociedade civil, a empresa reafirma seu compromisso em promover justiça social, responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável no Ceará e no Brasil.

A Cimento Apodi marcou presença no I Congresso Científico da Cadeia da Carnaúba e no III Encontro Internacional do Diálogo Pró-Carnaúba. Nos dois eventos, realizados em Fortaleza, a empresa apresentou seu projeto de biomassa desenvolvido em Quixeré (CE).

O modelo transforma o talo da carnaúba em uma alternativa renovável para a indústria. Além disso, cria oportunidades de renda para agricultores familiares. Assim, a proposta contribui tanto para o meio ambiente quanto para a economia local.

Impacto social e fortalecimento da cadeia produtiva

Segundo Cybelle Borges, coordenadora de Sustentabilidade e ESG da Apodi, o uso da biomassa da carnaúba amplia a geração de renda em períodos de estiagem. Ao mesmo tempo, garante o aproveitamento integral da planta.

A Apodi também oferece assistência técnica e treinamentos. Dessa forma, agricultores recebem orientações sobre gestão de negócios e práticas agroecológicas. O resultado é uma cadeia produtiva mais forte e comunidades rurais mais estruturadas.

Aliança entre ciência, empresas e sociedade

Na mesma semana, a empresa participou do II Encontro de Empreendedorismo Socioambiental e Negócios de Impacto, promovido pela UFC em parceria com a Rizoma Social. O evento contou ainda com o apoio de instituições como FUNCAP, ADECE, SEBRAE e Banco do Nordeste.

Nesse espaço, a Cimento Apodi apresentou boas práticas voltadas para inovação e justiça social. Assim, reforçou a importância da governança colaborativa e da articulação entre empresas, universidades e organizações civis.

Cimento Apodi oferece esperança para o desenvolvimento sustentável no Ceará

Com 15 anos de atuação no Nordeste, a Cimento Apodi alia tradição industrial e responsabilidade socioambiental. Sua unidade em Quixeré ocupa 3 mil hectares e, junto com a moagem no Pecém, soma capacidade superior a 2 milhões de toneladas de cimento ao ano.

Apesar de sua força industrial, a companhia mantém foco em projetos que valorizam a bioeconomia regional. O trabalho com a carnaúba é exemplo desse esforço, pois une inovação, preservação ambiental e inclusão social. Assim, a empresa mostra que desenvolvimento econômico pode andar lado a lado com sustentabilidade.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade para saber mais.