O Grupo Marquise patrocina a 19ª edição do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, que será lançada no próximo dia 19 de agosto, durante a solenidade de aniversário da Academia Cearense de Letras, em Fortaleza. Reconhecido como o prêmio literário mais longevo do Nordeste, o evento abre o edital destinado a autores cearenses de poesia e conto, reafirmando o compromisso com a valorização da literatura local.
Além disso, a cerimônia abre oficialmente o edital que contempla obras inéditas nos gêneros poesia e conto. Podem participar autores naturais ou residentes no Ceará.
Grupo Marquise reforça compromisso cultural
A iniciativa nasceu do idealismo de Cybele Valente Pontes. Atualmente, conta com realização da Alma do Minho, da ACL, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O patrocínio do Grupo Marquise, via Lei Rouanet, garante a continuidade da premiação e fortalece a cena literária cearense.
“Criado para abrir caminhos e dar voz a autores que ainda buscam seu lugar no cenário literário, este prêmio une memória e oportunidade. Ele fortalece nossa identidade e reafirma o compromisso de valorizar a literatura cearense”, afirma Cybele.
Inscrições e regulamento do edital
As inscrições são gratuitas e ocorrem entre 20 de agosto e 25 de setembro de 2025. Durante esse período, o envio deve ser presencial ou pelos Correios para a sede da ACL (Rua do Rosário, nº 1 – Palácio da Luz – Centro – Fortaleza/CE, CEP 60055-090). Além disso, o processo foi pensado para facilitar o acesso dos escritores interessados.
Além disso, serão aceitas apenas obras inéditas. No caso da poesia, o mínimo exigido é de 80 páginas. Já para os contos, a exigência é de 100 páginas. Por fim, todos os trabalhos devem estar em formato A4 e digitados em espaço duplo.
Premiação e impacto social
A comissão selecionará dois vencedores, independentemente do gênero. Cada autor receberá R$ 15 mil, consultoria editorial, 1.000 exemplares impressos e uma versão em áudiolivro da obra. Parte da tiragem seguirá para bibliotecas, escolas e instituições culturais. Dessa forma, a premiação amplia o acesso à leitura e fortalece a produção literária no Estado.
A cerimônia de entrega está marcada para 4 de novembro, data simbólica que celebra o nascimento de Osmundo Pontes.
“O Prêmio Osmundo Pontes é um marco da literatura cearense. Ao longo de quase duas décadas, revelou talentos, consagrou autores e manteve viva a visão generosa de seu criador. Essa continuidade só é possível graças a parcerias sólidas como a do Grupo Marquise, que reafirma seu compromisso em investir na cultura e na valorização dos escritores do Ceará”, conclui Regina Fiuza, diretora administrativa da ACL.