Categoria Sustentabilidade

Da Ibiapaba para o mundo, Sebrae-CE eleva Cachaça Aviador a um outro nível

A cachaça produzida no município de Viçosa do Ceará é a primeira da região com certificação orgânica e reconhecimento internacional.

A cachaça produzida no município de Viçosa do Ceará é a primeira da região com certificação orgânica e reconhecimento internacional. SEBRAE/CE eleva Cachaça do Aviador a esse status por meio de incentivo técnico e apoio estratégico.

No coração da Serra da Ibiapaba, onde tradição e natureza se entrelaçam, nasce um produto que carrega identidade, sabor e história. A Cachaça Aviador, com apoio do Sebrae Ceará, tornou-se a primeira da região com selo de produto orgânico. Um marco para a sustentabilidade e o desenvolvimento local.

Certificação orgânica: conquista viabilizada pelo Sebrae Ceará

Essa conquista é fruto de um processo técnico rigoroso, desde o cultivo da cana-de-açúcar até a destilação em alambique. Com o Sebraetec, o SEBRAE/CE eleva Cachaça do Aviador por meio de consultoria em inovação, parcialmente custeada pela instituição, em parceria com a Cert Quality.

Para receber o selo de orgânico, é necessário garantir ausência de agrotóxicos e práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. Por isso, a certificação da Cachaça Aviador foi conduzida pela QIMA IBD, com auditorias em campo e fábrica.

Embora desafiador, o processo é estratégico para quem almeja mercados exigentes. Com o projeto Alambiques da Ibiapaba, o Sebrae prestou assessoria técnica contínua. “O consultor técnico realizou inúmeras visitas orientativas para que a produção se tornasse 100% orgânica”, conta Márcia Pereira, analista do Sebrae Ceará na região.

Além disso, essa metodologia obtém sucesso em hortaliças e frutas da Ibiapaba. Agora, com o apoio do SEBRAE/CE, eleva Cachaça do Aviador e fortalece o ecossistema agroindustrial da cachaça local. Para conhecer de perto o sabor, a origem e o impacto dessa conquista, assista ao vídeo a seguir, que apresenta a rota da Cachaça no Ceará.

Indicação Geográfica fortalece identidade territorial

Além do selo orgânico, a Cachaça Aviador conquistou, em 2025, a certificação de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP). Isso significa que passou já possui o reconhecimento como um produto com características únicas da região de Viçosa.

A IG valoriza produtos tradicionais, protege o saber-fazer e impulsiona o desenvolvimento regional. “A IG nos ajuda a contar a história da cachaça da Ibiapaba com legitimidade”, afirma Caio Carvalho, produtor da Aviador.

Porém, apenas duas cachaças da região estão autorizadas a usar o selo. Pois, o reconhecimento resultou de análises e validações que atestam excelência e origem.

Produção da Cachaça do Aviador: Tradição que voa alto com o SEBRAE/CE

A trajetória da Cachaça Aviador começou no Sítio Uruoca, em Viçosa do Ceará, com a proposta de uma produção artesanal e autêntica. Com o tempo e o apoio do SEBRAE/CE, eleva Cachaça do Aviador ao status internacional. Em 2022, as versões Prata e Premium Ipê foram eleitas as melhores do mundo na London Spirits Competition, em Londres.

Segundo Caio, “tudo o que existe da Aviador tem a mão do Sebrae, desde o estudo de viabilidade até a criação do rótulo”.

Além disso, o Sebrae foi crucial para o marketing e posicionamento da marca. “Era tudo novo para nós, e precisávamos de orientação completa”, reforça o produtor.

De fato, hoje, com as certificações conquistadas, a Aviador se prepara para o mercado internacional. “Esse é um dos passos para a internacionalização, com foco no mercado europeu”, projeta Caio.

Produzida com cana orgânica, fermentação espontânea e destilação em cobre, a Cachaça Aviador representa a excelência da Serra da Ibiapaba.

Viçosa do Ceará: a capital da cachaça cearense

Desde 2023, Viçosa do Ceará detém o título de Capital da Cachaça do Estado, com a maior concentração de alambiques ativos, segundo o Ministério da Agricultura. O SEBRAE/CE eleva Cachaça do Aviador como símbolo dessa vocação.

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o Ceará é o terceiro maior produtor do país. A Ibiapaba desponta como um de seus polos mais promissores.

“Mais do que um selo, a certificação representa um modelo de desenvolvimento que une tradição, inovação e sustentabilidade”, afirma Márcia.

👉 Acesse o site oficial do Sebrae Ceará para conhecer essa e muitas outras histórias de sucesso com o apoio do Sebrae!

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade para saber mais.