Uma solução promissora está mudando o cenário da geração sustentável de combustível. Pesquisadores da RMIT University, na Austrália, criaram um método que converte contaminantes de águas residuais em hidrogênio verde.
Assim, eles conectam inovação ambiental e produção energética em um mesmo sistema. A pesquisa foi publicada na revista científica ACS Electrochemistry.
Geração sustentável de combustível com catalisadores feitos de resíduos
Ademais, a técnica desenvolvida usa eletrodos especiais compostos por carbono reciclado, que atrai metais pesados das águas residuais. Esses elementos, como platina, cromo e níquel, então se tornam catalisadores eficientes, acelerando a produção de hidrogênio verde.
Conforme explica o professor Nasir Mahmood, líder do estudo, o grande diferencial da tecnologia está em eliminar etapas caras de purificação, aproveitando diretamente o que já está presente na água residual.
Energia renovável fortalece a geração sustentável de combustível
A equipe ligou os eletrodos a fontes de energia solar, provocando reações químicas que separam a molécula de água. Como resultado, gera-se hidrogênio e oxigênio, sem necessidade de água potável.
Durante os testes, o sistema alcançou 89% de eficiência energética, operando por 18 dias seguidos com desempenho estável. O oxigênio liberado ainda pode ser reintegrado ao sistema de tratamento de esgoto, aumentando sua eficiência.
Solução sustentável com alto impacto ambiental e industrial
A RMIT já havia apresentado soluções similares com água do mar e biossólidos. Agora, com essa nova abordagem, a geração sustentável de combustível torna-se ainda mais acessível e eficaz.
De acordo com a professora Nicky Eshtiaghi, coautora da pesquisa, a tecnologia atende a dois desafios: a escassez de água e a demanda por energia limpa.
Hoje, mais de 80% das águas residuais do mundo são descartadas sem tratamento adequado(ONU). Portanto, essa inovação oferece uma alternativa de alto valor para converter um problema ambiental em energia renovável.
A equipe busca parcerias industriais para escalar a tecnologia e torná-la viável comercialmente.